Operação Rastreados será deflagrada em todo o Piauí, diz delegado Zanatta
A operação tem o objetivo de combater o comércio ilegal de veículos e peças roubadas em todo o estado.A Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) anunciou nesta sexta-feira (05) que a Operação Rastreados será deflagrada em todos os municípios do Piauí, em busca de combater o comércio ilegal de veículos e peças roubadas em todo o estado.
A primeira fase da operação foi lançada nessa quarta-feira (03) nas cidades de Jurema, Coronel José Dias, Anísio de Abreu, São Lourenço e São Raimundo Nonato, região Sul do estado.
Conforme a SSP-PI, já foram conduzidas 35 pessoas, apreendidos quase 50 veículos, além de quatro armas de fogo, R$ 13 mil em dinheiro, munições e drogas.
Durante a operação, foram cumpridos 13 mandados judiciais e cinco lojas tiveram suas atividades suspensas por suspeita de envolvimento em crimes relacionados a carros e motocicletas.
O Superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, explicou que as diligências continuam e destacou a importância do combate a golpes envolvendo veículos e adulteração de chassis.
"Não vale a pena adquirir peças ou automóveis de procedência duvidosa, pois as penas são severas. A ideia é percorrer todos os municípios do estado para devolver esses veículos aos seus legítimos proprietários, como estamos fazendo com o projeto dos celulares. Futuramente devemos fazer as restituições em massa de veículos", alertou Zanatta.
Vale ressaltar que a operação é integrada e conta com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), Diretoria de Inteligência Estratégica da SSP e Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ).
O Comandante da Polícia Militar, coronel Scheiwann Lopes, pontuou que este combate tem ampla atuação com unidades especializadas e operações aéreas com helicópteros.
"Essa expertise, anteriormente aplicada no combate ao roubo de celulares, está sendo direcionada agora para resolver o problema dos veículos, especialmente motocicletas. Nessas cidades, tinham motocicletas roubadas, que estavam circulando em várias cidades vizinhas da região, e que elas foram localizadas, recuperadas e devolvidas para o seu dono. Além de combater, temos a satisfação da população de ter o seu bem restituído”, disse o comandante.
O auditor-fiscal da Sefaz, Bruno Carvalho, comentou que a Operação Rastreados também vai contribuir para penalizar os responsáveis por gerar prejuízos fiscais.
"Combatemos não só o crime, mas a Coordenadoria de Estudos e Pesquisas Econômico-Sociais (CEPAES), combate práticas desleais como a sonegação fiscal e a comercialização de mercadorias irregulares, contribuindo para um ambiente econômico mais justo, beneficiando tanto os contribuintes que cumprem suas obrigações quanto os consumidores que merecem transações seguras e transparentes”, explicou o auditor.