Draco vai ampliar operações de combate às facções, diz delegado Charles Pessoa
O objetivo é ampliar as prisões e fortalecer ações preventivas, especialmente para evitar que jovens sejam aliciados pelo crime organizado.O coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), delegado Charles Pessoa, declarou que está reforçando as operações contra facções criminosas no Piauí, visando ampliar as prisões e fortalecer ações preventivas, especialmente para evitar que jovens sejam aliciados pelo crime organizado.
Comparando o final de 2022 e o início de 2023, o delegado destaca que, apesar da presença das facções no Piauí, elas estão enfraquecidas devido à atuação da polícia.
"Nós não estamos enfrentando problemas que outras unidades da federação estão enfrentando. Isso é fruto de muito trabalho, e iremos intensificar ainda mais esse combate, focado nas prisões e também em ações preventivas, principalmente para evitar que jovens e adolescentes sejam cooptados pelo crime organizado", afirmou.

Além das prisões e investigações, uma das estratégias adotadas é a remoção de pichações com siglas criminosas em bairros da capital. “Um dos objetivos dessas pichações é justamente demarcar territorialmente as áreas. A remoção de pichações representa um dos eixos do Draco e é uma medida extremamente eficiente”, explicou o delegado Charles.
Com planejamento estratégico e monitoramento contínuo, o DRACO segue atuando para impedir a expansão das facções no estado. "O Piauí vem fazendo seu dever de casa! Volto a ressaltar que iremos intensificar ainda mais o nosso trabalho", finalizou o delegado.