Viagora

Violência contra a mulher lidera abertura de inquéritos em Teresina

Só este ano, em Teresina, foram abertos 778 inquéritos para apurar esse tipo de crime

Dos 354 inquéritos policiais abertos em Teresina no mês de outubro, 83 são referentes à violência contra a mulher, o que corresponde a 23,4% do total. Desde janeiro deste ano, as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM) lideram o ranking das unidades policiais com maior número de inquéritos instaurados. Os números constam do Sistema de Procedimentos Policiais (SisProceP) e foram disponibilizados nesta sexta-feira (16) pela Polícia Civil do Piauí.

Segundo o levantamento, as Delegacias da Mulher chegam a superar, em número de inquéritos, até delegacias bastante movimentadas, como o 1° Distrito Policial, a Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DPRE), a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e a Delegacia de Repressão a Crimes de Trânsito (DRCT).

Em Teresina, há três Delegacias da Mulher, uma delas localizada no Centro da cidade e as outras duas nas zonas Norte e Sudeste. No mês passado, a DEAM Centro e a Sudeste registraram, cada uma, 29 inquéritos, enquanto a Norte, 25.

Juntas, as Delegacias da Mulher sempre ocupam o topo do ranking em Teresina, com muitos casos a serem apurados. Mas, mesmo quando consideradas separadamente, essas unidades despontam na lista, só perdendo, às vezes, para a DRCT e para o 1º DP.

As cinco delegacias que lideraram o ranking em outubro:

1° - Delegacias da Mulher - 83 inquéritos
2º - DRCT - 35 inquéritos
3º - 1º DP e DPRE - 24 inquéritos
4º - 4º DP - 18 inquéritos
5º - DPCA - 17 inquéritos

Só este ano, Teresina registrou 778 inquéritos para apurar crimes de violência contra a mulher. Essas estatísticas reforçam um índice preocupante que consta do Mapa da Violência 2012 - Homicídios de Mulheres, divulgado pelo Instituto Sangari, com o apoio do Ministério da Justiça.

Embora o estudo traga o Piauí em último lugar no índice de violência contra a mulher, Teresina aparece em 9º lugar dentre as capitais brasileiras com as maiores taxas de feminicídios. De acordo com a pesquisa, o Piauí apresenta 2,6 mortes a cada 100 mil mulheres. Já em Teresina o índice é de 6,4 mortes.

Mais conteúdo sobre:

Violência

Facebook
Veja também