Viagora

Piauí registrou mais de mil casos de violência contra idosos em 2012

Segundo dados, 74% das ocorrências correspondem à violência domiciliar. Diretora diz que 90% dos idosos do Abrigo São Lucas sofreram maus tratos.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarViolência contra idosos(Imagem:Reprodução)Violência contra idosos
Segundo dados da Delegacia do Idoso, o número de casos de violência contra pessoas da terceira idade cresce a cada ano no Piauí. De acordo com os registros, foram 1.500 casos em 2011 e só no primeiro semestre de 2012 foram mais de mil. O levantamento aponta ainda que, 74% das ocorrências correspondem à violência domiciliar.

Antônio de Pádua explica que foi morador de rua por vários anos devido aos maus tratos de um sobrinha. “Minha sobrinha pegava os meus documentos e ia para o banco. Ela recebia todo o meu dinheiro e me dava apenas R$ 10”, afirmou.

Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria de Jesus Soares, é preciso lembrar a toda população sobre a importância da denúncia. “A sociedade está mais consciente e está considerado essa violência como um crime. Essa mudança é muito importante, pois antes os maus tratos praticados contra os idosos eram considerados como algo normal”, disse.

De acordo com a diretora do Abrigo São Lucas, Liliane Costa, 90% dos 54 idosos que chegam ao local tem um histórico de maus tratos ou de exploração financeira. “São vários tipos de violência. A violência financeira, a física, a sexual e a própria violência do abandono”, declarou.

Em 2012, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência registrou um aumento de quase 200% no número de denúncias. Foram mais de 21 mil casos, contra mil registrados em 2011.
Mais conteúdo sobre:

Violência

Facebook
Veja também