Viagora

Agentes abortam tentativa de fuga na Penitenciária Irmão Guido

Ainda de acordo com Kleiton Holanda, no último domingo (09), um detento conseguiu fugir da unidade. Segundo ele, a precariedade do local facilita as fugas.

Na manhã desta quarta-feira (12), agentes penitenciários da Irmão Guido interromperam mais uma tentativa de fuga da unidade. 13 detentos cavaram um túnel no banheiro da cela 11 do pavilhão B.

De acordo com Kleiton Holanda, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), o túnel foi encontrado após uma vistoria de rotina no presídio. “Os agentes estavam fazendo a vistoria de rotina nas celas e encontraram o túnel já bem escavado, que por sinal, se eles tivessem demorado mais um pouco eles poderiam ter fugido”, relatou ao GP1.

Ainda de acordo com Kleiton Holanda, no último domingo (09), um detento conseguiu fugir da unidade. Segundo ele, a precariedade do local facilita as fugas.

“São 7 agentes para 402 e presos. Esses agentes fazem uma vistoria contínua do local. Mas a falta de estrutura, como por exemplo a ausência do reforço do piso das celas, da muralha da unidade, de mais agentes, facilita esse tipo de ação. A secretaria de justiça tem um núcleo de inteligência que só aparece quando um [detento] morre, foge, ou tenta fugir”, criticou.

Será instaurado um inquérito disciplinar, através da direção da penitenciária, para que os 13 presos que tentaram fugir hoje da unidade possam ser punidos. “Essa punição pode ser de até 30 dias, e envolve um isolamento preventivo, onde eles ficarão sem o banho de sol e as visitas. Os demais benefícios, os quais eles têm direito, continuarão sendo oferecidos normalmente”, finalizou.
Facebook
Veja também