Sejus afasta doze agentes penitenciários da Major César
A decisão, proferida como medida cautelar, concluiu que os servidores foram omissos em suas obrigações legais.
A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) afastou 12 agentes penitenciários, entre eles um agente que divulgou as imagens do garoto encontrado com um detento, no dia 01 de outubro. A decisão ocorreu após investigação preliminar, realizada por meio de sindicância para apurar o caso ocorrido dentro da Colônia Agrícola Major César.
Onze agentes estavam de plantão no dia que o menino foi encontrado na unidade prisional. Já a decisão, foi proferida como medida cautelar, que concluiu omissão dos servidores em suas obrigações legais, quanto ao controle de entrada e saída de pessoas da unidade penal.
- Foto: Divulgação
Colônia Agrícola Major César Oliveira
A Sejus alega, que o plantão descumpriu todas essas determinações, que estão dispostas no artigo 7º do Estatuto dos Agentes Penitenciários. Lei 5.377/2004, “fazer rondas periódicas, fiscalizar o trabalho e comportamento da população carcerária, informar às autoridades competentes sobre as ocorrências surgidas no seu período de trabalho e fiscalizar a entrada e saída de pessoas e veículos dos estabelecimentos penais, incluindo execução de serviços de revistas corporais”.
Como também relatou que o direito de imagem do garoto encontrado foi violado. Segundo a decisão, o inciso XIII do artigo 47 do Estatuto dos Agentes Penitenciários determina que, “ao servidor penitenciário é proibido divulgar, através da imprensa escrita, falada ou televisionada, fatos ocorridos na repartição, propiciar-lhe divulgação”.
A partir de agora, os agentes penitenciários estão afastados por um prazo de no mínimo 30 dias, podendo ser prorrogado por período correspondente. O afastamento tem como objetivo resguardar a investigação da Secretaria de Justiça, instaurada por meio da Portaria 062/2017.
Colônia Agrícola Penal Major César de Oliveira
Secretaria de Estado da Justiça - Sejus
PRF apreende carga de cigarros contrabandeados e prende casal em Bom Jesus
A carga com 4.780 maços de cigarros paraguaios era transportada em veículo com licenciamento vencido.Polícia deflagra nova fase da Operação Rolezinho e cumpre mandados no Piauí
A ação policial ocorreu na manhã desta terça-feira (8), de forma simultânea nas cidades de Teresina, José de Freitas, Campo Maior e Piracuruca.DRFV da Polícia Civil do Piauí divulga balanço de ações do primeiro trimestre
Dentre as ações, foram destacados a instauração de 160 inquéritos policiais e cumpridos 73 mandados de prisão, além da recuperação de 298 veículos furtados ou roubados.Homem é preso suspeito de estupro após assumir namoro com adolescente no Piauí
O delegado regional Marcos Halan afirmou que o Conselho Tutelar comunicou às autoridades policiais que o suspeito de 23 anos estava namorando a adolescente, fato que configura crime.Zé Neto toma posse como secretário de Esporte e Lazer de Teresina
O evento foi prestigiado por diversas autoridades políticas, entre vereadores, secretários e deputados.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir