Ação que pede a cassação do deputado Zé Santana será julgada dia 19
A ação foi ajuizada inicialmente denunciando o deputado e sua esposa, Ana Paula Mendes, que era secretária estadual da Justiça, mas agora a ação segue apenas contra o parlamentar.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pede a cassação do diploma do deputado José Ribamar Nolleto de Santana, o Zé Santana (PMDB), foi incluída na pauta de julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí da segunda-feira (19).
A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, inicialmente denunciando o deputado e sua esposa, Ana Paula Mendes, que era secretária estadual da Justiça.
- Foto: AscomZé Santana
O procurador regional Eleitoral, Israel Gonçalves, afirmou que Ana Paula utilizou seu cargo e sua respectiva influência em prol da campanha de Zé Santana, e que, como gestora do sistema penitenciário estadual “utilizou-se do expediente de ameaça de demissão a várias pessoas que laboravam em diversas unidades penais vinculadas à referida Secretaria, uma vez que as mesmas não se comprometeram a votar e "apoiar" a candidatura de Zé Santana”.
Em relação ao deputado, candidato à época, a acusação é de que ele utilizou recursos que não transitaram na conta específica de campanha, denotando abuso de poder econômico mediante a movimentação ilícita de recursos, além disso, omitiu despesas de campanha que macularam a confiabilidade das contas prestadas e ensejou a reprovação perante o Tribunal Regional Eleitoral.
Após apresentação de recurso, o desembargador Edvaldo Pereira de Moura, julgu que não haviam provas contra a ex-secretária e que a ação continuasse apenas em relação ao deputado Zé Santana.
O Ministério Público Eleitoral pede a condenação do deputado por abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio (compra de votos), cassação do diploma, aplicação de multa e inelegibilidade de oito anos.
Zé Santana
Polícia Civil deflagra Operação Denarc 64 e cumpre mandados no Piauí
Segundo informações da polícia, a ação tem como objetivo cumprir 45 mandados de busca e apreensão.PRF prende trio suspeito de usar documentos falsos para fraude bancária em Bom Jesus
Os homens confessaram, durante abordagem da PRF, que estavam a caminho do Maranhão para fraudar abertura de contas bancárias com uso de documentos falsos.PRF deflagra Operação Proclamação da República 2024 no Piauí nesta quinta
Segundo informações da PRF, equipes serão enviadas para os locais onde há maior incidência de sinistros graves e de criminalidade.Caminhão carregado com frutas capota na BR 407 em Geminiano
De acordo com a PRF, o motorista perdeu o controle do veículo em uma curva fazendo com que o caminhão capotasse.Polícia Civil prende homem suspeito de estuprar criança em Parnaíba
Segundo informações da Polícia Civil do Piauí a vítima tinha cinco anos quando o crime aconteceu.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir