Ação que pede a cassação do deputado Zé Santana será julgada dia 19
A ação foi ajuizada inicialmente denunciando o deputado e sua esposa, Ana Paula Mendes, que era secretária estadual da Justiça, mas agora a ação segue apenas contra o parlamentar.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pede a cassação do diploma do deputado José Ribamar Nolleto de Santana, o Zé Santana (PMDB), foi incluída na pauta de julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí da segunda-feira (19).
A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, inicialmente denunciando o deputado e sua esposa, Ana Paula Mendes, que era secretária estadual da Justiça.
- Foto: AscomZé Santana
O procurador regional Eleitoral, Israel Gonçalves, afirmou que Ana Paula utilizou seu cargo e sua respectiva influência em prol da campanha de Zé Santana, e que, como gestora do sistema penitenciário estadual “utilizou-se do expediente de ameaça de demissão a várias pessoas que laboravam em diversas unidades penais vinculadas à referida Secretaria, uma vez que as mesmas não se comprometeram a votar e "apoiar" a candidatura de Zé Santana”.
Em relação ao deputado, candidato à época, a acusação é de que ele utilizou recursos que não transitaram na conta específica de campanha, denotando abuso de poder econômico mediante a movimentação ilícita de recursos, além disso, omitiu despesas de campanha que macularam a confiabilidade das contas prestadas e ensejou a reprovação perante o Tribunal Regional Eleitoral.
Após apresentação de recurso, o desembargador Edvaldo Pereira de Moura, julgu que não haviam provas contra a ex-secretária e que a ação continuasse apenas em relação ao deputado Zé Santana.
O Ministério Público Eleitoral pede a condenação do deputado por abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio (compra de votos), cassação do diploma, aplicação de multa e inelegibilidade de oito anos.
Zé Santana
Operação Rodovida da PRF intensifica fiscalização nas estradas do Piauí
A ação teve inicio na ultima quarta-feira (18), tendo nos cinco primeiros dias, mais de dois mil veículos fiscalizadosAcidente entre duas motocicletas deixa homem morto em Lagoa de São Francisco
Segundo informações da Polícia Militar do Piauí, o acidente aconteceu na noite desse sábado (21).Governo do Piauí nega recurso de policial civil suspenso por ameaçar populares
Conforme a portaria, o policial foi acusado de ameaçar populares, em José de Freitas, com uma arma de fogo e de ter evadido do local sem o armamento funcional.Acidente entre carro e motocicleta deixa homem morto em Teresina
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu na manhã deste domingo (22).Homem é executado com tiro na cabeça na zona Leste de Teresina
Segundo informações da Polícia Militar, o crime aconteceu na manhã deste domingo (22), no Parque Mão Santa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir