Viagora

Reunião discute curso de formação da Guarda Municipal de Teresina

De acordo com o edital do concurso, a grade curricular vai seguir as orientações da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integras (Semcaspi), Samuel Silveira, esteve reunido na tarde desta quinta-feira (5), com representantes do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE), da Universidade Estadual do Piauí, para tratar sobre a estrutura do curso de formação dos aprovados no segundo concurso da Guarda Civil Municipal de Teresina.

No encontro, foram discutidas a estrutura do espaço que deve receber as aulas teóricas do curso de formação, o tempo de duração das aulas e o investimento na compra de material para a realização das atividades práticas. O curso tem previsão para iniciar em novembro.

“Nós avaliamos alguns espaços que possam receber os classificados para a realização das aulas teóricas. Trabalhamos com a possibilidade de fazer uma grande turma para que o curso consiga respeitar o prazo de três meses e colocar todo o efetivo a disposição da sociedade no final do mês de janeiro do próximo ano”, explicou o secretário.

De acordo com o edital do concurso, a grade curricular vai seguir as orientações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, levando em consideração as diretrizes que norteiam a atuação das Guardas Municipais existentes nas diversas regiões do país, respeitando e considerando as especificidades de cada local.

“Nós vamos receber nos próximos dias todo o material que foi comprado fora do estado e que será utilizado nas aulas de armamento e tiro no decorrer do curso. Os alunos terão ainda aulas de educação física, conhecimentos básicos na área jurídica e de abordagem, além dos direitos humanos e do papel das Guardas Municipais e da Gestão Integrada da Segurança Pública em nível Municipal. Nossa perspectiva é de colocar mais 300 guardas nas ruas, para fortalecer nossas atividades e a contribuição com a segurança pública do município”, completou.

Criada por meio da Lei complementar n° 3.834, a Guarda Civil Municipal de Teresina é vinculada à Semcaspi e atua nas praças da Bandeira, Rio Branco, Fripisa; parques Lagoas do Norte, Estação da Cidadania, Floresta Fóssil e Parque Encontro dos Rios; Centro Unificado de Esporte e Lazer (CEU) Sul e Norte e Complexo Esportivo José Ponce Filho (Parentão), além de realizar patrulhamentos preventivos nos prédios municipais públicos da zona Sul de Teresina, Centro Pop, Restaurante Popular de Teresina, Praça dos Skatistas e Corredores e Terminais de Integração do Itararé, do Parque Piauí e Bela Vista.

Facebook
Veja também