Viagora

PF deflagra Operação Guardiões da Infância e cumpre mandados no Piauí

A ação deflagrada nesta terça-feira (22), visa cumprir mandados de prisão referentes a condenação por crimes de abuso sexual infantil.

Nesta terça-feira (22), a Operação Guardiões da Infância foi deflagrada pela Polícia Federal no Piauí, em todos os 25 estados e no Distrito Federal. A ação visa cumprir mandados de prisão referentes a condenação por crimes de abuso sexual infantil.

Conforme a Polícia Federal, as investigações tiveram inicio em agosto deste ano, a partir do cumprimento de mandados de prisão de criminosos que apesar de integrar o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), ainda estavam em liberdade.

Ainda segundo a PF, a operação resultou em 54 cumprimentos, simultaneamente, de mandados de prisão, totalizando mais de 140 foragidos detidos em todos os estados desde o início da ação.

No Piauí, foram cumpridos 14 mandados de prisão desde o início da operação, quatro deles na data de hoje. Os presos já foram conduzidos ao sistema prisional. 

A PF informou ainda que a operação tem o objetivo de retirar do convívio social pessoas que tenham sido investigadas, processadas criminalmente e condenadas. Desta forma, os policiais garantem efetividade ao sistema de justiça criminal e auxiliam a prevenir a prática de novos crimes contra crianças e adolescentes.

É prioridade para a Polícia Federal que os crimes de abuso sexual infantil sejam combatidos, a partir de um trabalho amplo e complexo, de acordo com informações da PF, que conta com uma unidade especializada na problemática, o Serviço de Repressão a Crimes de Ódio e Pornografia Infantil.

Em relação aos resultados deste tipo de operação, a PF divulgou que através destas ações policiais é possível identificar e impedir os abusadores, além de resgatar um número exponencial de crianças vítimas deste tipo de violência.

Por fim, segundo informações, a PF por meio da Força-Tarefa de Identificação de Vítimas também auxilia a identificar vítimas de abuso através de imagens e vídeos. O grupo também é composto por policiais federais e civis especializados que visam resgatá-las, além de identificar e prender seus agressores.

Mais conteúdo sobre:

Polícia Federal

Facebook
Veja também