PF deflagra operação contra crimes previdenciários no Piauí
De acordo com a PF, a operação mobilizou mais de 20 agentes federais para o cumprimento de oito mandados judiciais, sendo cinco deles de busca e apreensão e três de prisão temporária
Foi deflagrado na manhã desta sexta-feira (23), pela Polícia Federal (PF), em parceria com a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT), a Operação RAQUE, a fim de desarticular associação criminosa especializada na obtenção de vantagens ilícitas decorrentes de fraudes na obtenção de benefícios da espécie auxílio-doença.
De acordo com a PF, a operação mobilizou mais de 20 agentes federais para o cumprimento de oito mandados judiciais, sendo cinco deles de busca e apreensão e três de prisão temporária, onde todos foram expedidos pela subseção Judiciária Federal de Parnaíba. Ainda de acordo com a PF, os mandados judiciais foram cumpridos nos municípios de Parnaíba/PI, Camocim/CE e Chaval/CE.
Foi então determinado a pedido da PF, a suspensão judicial de 56 beneficiários ainda ativos que, caso não suspensos, poderiam provocar um prejuízo de mais de R$ 880 mil ao INSS.
Segundo a polícia, no decorrer das investigações foram identificados 386 beneficiários por incapacidade temporária (auxílio-doença) supostamente atrelados à associação criminosa e com fortes indícios de fraude. O prejuízo efetivo ao INSS até o momento, é de mais de R$ 20 milhões.
Conforme a PF, as investigações apontam o envolvimento de dois servidores do INSS, sendo um Médico Perito, que supostamente em conluio com intermediários, fraudava mediante falsas perícias a concessão de benefícios da espécie incapacidade temporária.
Também foi determinado pela solicitação da PF, o bloqueio judicial das contas bancárias dos CPFs de três pessoas envolvidas nas fraudes identificadas e o afastamento de dois servidores públicos do INSS de suas funções.
Os investigados poderão responder pelos crimes de Associação Criminosa, Inserção de Dados Falsos, Falsidade Ideológica e Estelionato Majorado.
Segundo a PF, o nome RAQUE significa “coluna vertebral”, e foi escolhido pelo fato de os investigados utilizarem doenças na coluna como motivo para concessão dos benefícios fraudados.
Polícia Federal
Acidente envolvendo dois veículos deixa jovem morto em Pio IX
De acordo com informações da polícia, o acidente fatal aconteceu na noite dessa sexta-feira (22).Operação policial contra o tráfico de drogas prende três pessoas em Luzilândia
Segundo informações divulgadas pela polícia, em parceria com a Delegacia de Luzilândia, a PMPI localizou e prendeu três indivíduosQuero continuar contribuindo com o Piauí como deputado em 2026, diz Gil Carlos
Gil Carlos explicou que é um deputado municipalista e tem trabalhado para fortalecer os municípios.Draco prende advogado com 100 kg de drogas durante operação em Teresina
O flagrante aconteceu no bairro Novo Horizonte, na zona Sudeste de Teresina.Homem é assassinado com golpes de faca no Mercado Público de Altos
Segundo informações da polícia, a vítima foi morta na tarde dessa quinta-feira (21) após discussão.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir