Petrus pede a expulsão dos deputados Marden, Bárbara e Dr. Thales do Progressistas

A deputada Bárbara Soares informou que ainda está avaliando a situação e que no momento certo irá informar sua decisão.

O vereador do Progressistas, Petrus Evelyn, ingressou com representação em face dos deputados Marden Menezes, Bárbara Soares e Thales Coelho por infidelidade partidária. No documento, assinado nessa segunda-feira (21), foi requerida a expulsão dos parlamentares com cancelamento de filiação partidária.

A representação formal de Petrus foi apresentada ao diretório estadual do Progressistas Piauí após o fim do prazo que o partido concedeu para que os parlamentares deixassem a sigla sem prejuízos.

Foto: Divulgação
Deputados Marden Menezes, Bárbara Soares e Thales Coelho

O parlamentar enfatizou que as condutas políticas dos correligionários mencionados comprometem a coerência do mandado, além de enfraquecer a unidade interna do PP e a confiança da base eleitoral que o elegeu conforme seus valores partidários.

Petrus destacou o apoio do deputado Marden Menezes a grupos políticos que possuem posições incompatíveis com os princípios do Progressistas, tais como os da base governista. O vereador anexou na representação publicações em que Marden declara, através das redes sociais, alinhamento com legendas que já atacaram as políticas implementadas pelo PP.  

Em relação ao Dr. Thales Coelho, o autor da representação pontua que o deputado aderiu à candidatura do emedebista Dr. Pablo Santos, atual prefeito de Picos, demonstrando uma contradição da orientação oficial do partido.

“De acordo com os ditames da legislação eleitoral, a adoção de posturas contrárias à ideologia e ao programa de um partido configura infidelidade partidária, especialmente quando o parlamentar, como é o caso do Deputado Thalles, faz uso de sua posição para fortalecer alianças com partidos adversários, comprometendo a unidade e os compromissos políticos previamente assumidos”, enfatizou. 

De acordo com Petrus, Bárbara Soares foi outra deputada que apresentou posturas contrárias às ideologias do partido a qual foi eleita, apoiando inclusive Fábio Novo (PT) para Prefeito de Teresina na eleição de 2024, quando o partido estava apoiando Sílvio Mendes (União Brasil), atual gestor da Capital.

“Este comportamento, longe de ser um simples desentendimento ou divergência ideológica interna, representa uma afronta direta à confiança que o eleitorado depositou em sua candidatura. A deputada foi eleita com o respaldo político do partido, que lhe garantiu a legitimidade e os meios necessários para o exercício do mandato”, destacou.

Outro lado

O Viagora procurou o deputado Marden Menezes, mas até o fechamento da matéria o parlamentar não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

A deputada também foi procurada e através da assessoria de comunicação informou que está avaliando a situação e no momento que ela definir será convocada uma coletiva para que informe sua decisão.

A reportagem procurou o parlamentar Dr. Thales Coelho, porém o deputado não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Progressistas

Petrus Evelyn

Veja também