Viagora

PMDB revela que está fechado para apoiar a candidatura de Zé Filho ao governo do Estado

Para Marcelo Castro a adesão do PT à candidatura de Zé Filho, seria uma forma de retribuir o apoio dado pelo PMDB a Wellington Dias nas eleições de 2002 e 2006

Após a notícia de que o ex-prefeito Sílvio Mendes poderá encabeçar uma chapa formada pelo PSDB, PP, PTB e o PSD, já começam a ser feitas as especulações para a chapa de oposição, especialmente entre os peemedebistas, para disputar as eleições do próximo ano.

Imagem: ReproduçãoJoão Mádison(Imagem:Reprodução)João Mádison
O deputado estadual João Mádison (PMDB), afirmou na última sexta-feira (24), em entrevista a uma emissora local, que o partido seguirá as decisões tomadas pelo vice-governador Zé Filho, que tenta viabilizar sua candidatura ao governo do Estado.

“Para onde o PMDB for lutaremos para que ele [Zé Filho] possa se viabilizar, mas é ele que vai decidir”, declarou o deputado.

Com a possível candidatura de Zé Filho ao governo do Estado, o PT que iria comandar a chapa opositora, pode ficar sem espaço, já que o PMDB e o PSB se declararam partidos coligados em 2014. 

O presidente regional do PMDB, deputado federal Marcelo Castro, no entanto, revelou que a estratégia do partido agora é conseguir o apoio do PT para fortalecer a candidatura de Zé Filho.

Nesse cenário, o PT que já trabalha como candidato à chefe do executivo o senador Wellington Dias, que lidera as pesquisas de intenção de voto, teria que se retirar da disputa.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarMarcelo Castro(Imagem:Reprodução)Marcelo Castro
Para Marcelo Castro, apesar de já ter um candidato definido e uma possibilidade grande de conquistar a vaga, não seria difícil conseguir a adesão do PT á candidatura de Zé Filho, já que representaria uma forma de agradecer ao apoio dado pelo PMDB a Wellington Dias em 2002 e 2006, quando o senador foi eleito e reeleito governador.

"A chapa ideal seria o Zé Filho candidato à reeleição com o vice indicado pelo PT. Nada mais justo, seria apenas uma forma de retribuição ao apoio que sempre demos ao PT", diz o presidente do PMDB.

Pela análise do peemedebista, o PT poderia indicar como candidato à vice-governador, a deputada estadual Rejane Dias, que fortaleceria ainda mais chapa, já que a esposa do senador foi a segunda deputada mais votada do PT nas eleições de 2010 em todo os Estado.

Mesmo conhecido por ser um partido dividido internamente, Marcelo Castro descartou a possibilidade de ter outro nome indicado para disputar a eleição e afirmou que é consenso entre o PMDB a candidatura de Zé Filho.

"Se o governador Wilson Martins sair para o Senado, Zé Filho assume o Governo e será candidato à reeleição, e todo o partido defende isso", declarou.


Wilson Martins no Senado
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarWilson Martins(Imagem:Reprodução)Wilson Martins
Apesar de Wilson Martins ainda não ter declarado oficialmente se será candidato a senador em 2014, o PMDB já fechou apoio á eleição do governador. De acordo com João Mádison, o partido tem “obrigação” de trabalhar a campanha ao lado de Wilson.

“É necessário que possamos colocar as cartas na mesa e apoiarmos o governador Wilson Martins até porque ele está fazendo obras importantes agora, está fazendo uma administração boa e vai repercutir positivamente para sua campanha. O PMDB é obrigado a apoiar. Estamos coligados e isso é consenso dentro do partido. Para onde formos temos que aceitar a candidatura de Wilson Martins ao Senado", declarou.

Facebook
Veja também