Viagora

Deputada Rejane Dias apresenta projeto de Lei para incentivar a participação feminina na política

Para a deputada Rejane Dias "a medida estabelece a realização de palestras, seminários e cursos de capacitação para atrair o público feminino a participar do processo eleitoral brasileiro".

Com o objetivo de instituir o programa “Mulher na Política” no Estado do Piauí, a deputada Rejane Dias (PT) apresentou o Indicativo de Projeto de Lei nº 05, de 10 de março de 2014, para incentivar a filiação partidária e a disputa a cargos eletivos. A finalidade é conscientizar a importância da mulher no processo eleitoral. Para isso, o programa prevê a elaboração e distribuição de material informativo com os procedimentos para a filiação partidária e outras informações para a conscientização das mulheres no processo eleitoral vigente.

Conforme explicações da deputada Rejane Dias “a medida estabelece a realização de palestras, seminários e cursos de capacitação para atrair o público feminino a participar do processo eleitoral brasileiro” Também incentiva o alistamento de jovens na faixa etária de 16 e 18 anos de idade. A parlamentar explicou que, apesar das conquistas, as mulheres continuam discriminadas também no mercado de trabalho e cerceadas ao exercício de postos nas instâncias de decisão e poder. O universo feminino reflete o baixo nível da participação das mulheres na política.

Apesar de quarenta anos da adoção da Convenção dos Direitos da Mulher, a vida política continua dominada pelos homens, segundo a deputada petista. Após as eleições de 2012, o resultado final ficou em torno de 13% das mulheres eleitas.

Igualdade

Rejane Dias defende a igualdade do sexo feminino no processo administrativo da vida pública de um modo geral, em todas as instituições.
Mais conteúdo sobre:

Política

Facebook
Veja também