Viagora

Vereadores de Teresina debatem reforma política com relator da matéria na Câmara Federal

Para o vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), a reforma política é essencial no combate à corrupção no país.

Na manhã desta segunda-feira (9), a Câmara Municipal de Teresina realizou reunião com o relator da comissão especial sobre reforma política da Câmara Federal, o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), a fim de discutir pontos importantes da matéria que estão em pauta no Congresso Nacional, como financiamento de campanha, fim da reeleição, coligações, dentre outros.

Para o vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), a reforma política é essencial no combate à corrupção no país. "A sociedade está estarrecida com os constantes escândalos políticos divulgados na mídia. Tais acontecimentos têm mostrado a fragilidade dos órgãos públicos e o modo de se fazer política no Brasil. É imprescindível, portanto, discutirmos a reforma política juntamente com o povo, para, desse modo, alcançarmos medidas que fortaleçam o cenário político nacional e, consequentemente, colaborem para o amadurecimento da democracia", pontua.

O parlamentar afirma, no entanto, que há uma grande dificuldade de reformar profundamente a política nacional. "Existe muita divisão nos partidos, não há consenso. Dificilmente, o Congresso fará uma reforma que reflita o que o povo anseia. Devemos ouvir o clamor do povo e ver realmente o que a sociedade precisa", pondera.

Outros pontos de destaque nas discussões acerca da reforma política estão as eleições proporcionais em dois turnos; paridade de gênero na lista pré-ordenada; e o fortalecimento dos mecanismos da democracia direta, com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes. A reunião de hoje na Câmara de Teresina foi proposta pelo vereador R. Silva (PP).
Mais conteúdo sobre:

Política

Facebook
Veja também