Viagora

Políticas Públicas no Enfrentamento às Drogas é tema de palestra da Vice-Governadora

O Seminário aconteceu nos dias 22 e 23 na Paróquia São Francisco de Assis.

O seminário “Resgatando a Família da Dependência Química” teve encerramento neste domingo (23) com a palestra da vice-governadora, Margarete Coelho. O evento é uma promoção da Arquidiocese de Teresina voltado para a família e tem o objetivo de discutir formas de resgate da família no âmbito da drogadição.

Com a palestra “Políticas públicas dentro do enfrentamento às drogas”, Margarete revelou o trabalho e os projetos do estado que estão contribuindo com a prevenção, tratamento e fortalecimento das políticas públicas para o enfretamento às drogas.

“O governo tem uma preocupação em participar e contribuir com o enfrentamento às drogas. Isso é um problema a ser discutido com a sociedade e nós precisamos da participação da igreja para nos ajudar nesse trabalho, nesse envolvimento. A violência gerada hoje está comprometida com a situação das drogas, portanto é preciso comunicar, esclarecer e chamar a sociedade para o enfrentamento desse problema. Não vamos conseguir acabar com as drogas, mas vamos trabalhar para que os jovens não sejam recrutados tão precocemente”, declarou.

O seminário aconteceu na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Dirceu Arcoverde I, zona sudeste da capital e para o debate, após a palestra, foram convidados o coordenador da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas), Sâmio Falcão; e o Coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Barbosa.

Sâmio Falcão pontuou que a prevenção deve começar na família e que, quando o estado ofertar o tratamento, o acompanhamento familiar do dependente é fundamental para a recuperação. “A droga é um problema de todos nós: família, gestores, órgãos, e sociedade civil organizada, por isso temos que ter essa parceria e trabalhar em prol dessas pessoas com situação de vulnerabilidade. Quando o estado oferta o serviço, muitas vezes as famílias não o utilizam e sem esse acompanhamento não há avanços, êxito, se a família não estiver presente. O nosso trabalho é feito com honra, dignidade e transparência. Esse é o meu papel à frente da Cendrogas”, frisou.

Na oportunidade, a vereadora Cida Santiago leu dois projetos propondo políticas públicas para a capital como resultado de uma Audiência Pública, realizada na sexta-feira (21) na Câmara Municipal de Teresina. Dentre as propostas que a Federação de Amor-Exigente (Feae) e a Pastoral da Sobriedade, que trabalham no apoio e orientação de dependentes químicos, sejam instituídas em todas as paróquias e foranias da Arquidiocese de Teresina e o outro projeto destinado à Prefeitura de Teresina.
Mais conteúdo sobre:

Política

Facebook
Veja também