Viagora

Bom Jesus adere à Política de Atenção à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade

Com o termo de cooperação entre o Governo do Estado e o município, serão garantidos recursos do Ministério da Saúde para a implantação da Estratégia da Saúde da Família.

A Secretaria de Justiça do Piauí assinou, nesta terça (22), termo de adesão do município de Bom Jesus à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o termo de cooperação entre o Governo do Estado e o município, serão garantidos recursos do Ministério da Saúde para a implantação da Estratégia da Saúde da Família, atendendo aos internos da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez.

A coordenadora de Saúde Prisional da Sejus, Agatha Knitter, explica que a Pnaisp visa dar o acesso à Rede de Atenção à Saúde com mais agilidade, promovendo ações de prevenção de doenças, vigilância sanitária, prevenção e reabilitação de uso de álcool e drogas.

De acordo com Dília Falcão, gerente de Atenção Básica à Saúde do Estado, há um esforço conjunto da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Justiça com meta de implantar as equipes da Pnaisp em todas as unidades prisionais do Piauí.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, reforça que é uma preocupação do Governo do Estado garantir atenção à saúde dos internos no sistema penitenciário piauiense, de modo a cumprir direitos e respeitar a condição humana nas unidades prisionais.

O município de Bom Jesus foi representado pela secretária municipal de Saúde, Nadja Moreno. Para ela, a assinatura do termo vai melhorar a prestação de serviços de saúde à população carcerária, respaldando em benefícios para a própria comunidade.
Mais conteúdo sobre:

Política

Facebook
Veja também