Juiz Sérgio Moro condena Eduardo Cunha a 15 anos de prisão
A ação penal é referente à propinas na compra do campo petrolífero de Benin, na África, pela Petrobrás, em 2011.
O juiz federal Sérgio Moro condenou o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) a 15 anos e 4 meses de prisão, por crimes de corrupção, de lavagem de dinheiro e de evasão fraudulenta de divisas. A decisão é desta quinta-feira (30).
A ação penal é referente à propinas na compra do campo petrolífero de Benin, na África, pela Petrobrás, em 2011.
“A prática do crime corrupção envolveu o recebimento de cerca de um milhão e quinhentos mil dólares, considerando apenas a parte por ele recebida, o que é um valor bastante expressivo, atualmente de cerca de R$ 4.643.550,00”, explicou o juiz na decisão.
- Foto: Ascom/Câmara Federal
Eduardo Cunha
Em relação ao crime de lavagem de dinheiro, o juiz explanou, “a lavagem, no presente caso, envolveu especial sofisticação, com a utilização de não uma, mas duas contas secretas no exterior, em nome de trusts diferentes, com transações entre elas, inclusive com fracionamento quando do recebimento do produto do crime para dificultar rastreamento”.
Ao final da decisão, Moro recordou o legado do ex-ministro Teori Zavascki, morto em janeiro deste ano durante acidente aéreo. “é necessário destacar o trabalho individual do eminente e saudoso Ministro Teori Zavascki, relator da aludida ação cautelar. Por essa decisão e por outras, o legado de independência e de seriedade do Ministro Teori Zavascki não será esquecido”, escreveu.
Cunha foi preso, de forma preventiva, por ordem do juiz federal Sérgio Moro em outubro de 2016, em Brasília. Atualmente ele está recolhido no Complexo Médico Penal no Paraná.
Eduardo Cunha
Desequilíbrio leva a esse marasmo no plenário da Alepi, diz Wilson Brandão
O parlamentar destacou que a oposição continua atuante, mas grande parte dos deputados está do lado do governo.Deputados aprovam correção de redações de mais candidatos do concurso da PMPI
O projeto de lei foi aprovado nessa terça-feira (8), na Assembleia Legislativa do Piauí.Vamos encaminhar mais de 3 mil processos da gestão de Dr. Pessoa ao TCE, diz Silvio
O gestor destacou a necessidade de avaliar cada despesa firmada na outra administração para que os pagamentos sejam honrados com respaldo legal.Ministério Público investiga ex-presidente da Câmara de Cristalândia do Piauí
Conforme a promotora de justiça Givânia Alves Viana, o ex-vereador Manaceis de Valcenar é investigado por supostas irregularidades no uso de bens e recursos públicos da Casa Legislativa.Silvio Mendes anuncia pagamento antecipado do ticket-alimentação aos servidores
Conforme o prefeito, o pagamento será efetivado na conta de cada servidor na próxima segunda-feira (14).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir