Juiz Sérgio Moro condena Eduardo Cunha a 15 anos de prisão
A ação penal é referente à propinas na compra do campo petrolífero de Benin, na África, pela Petrobrás, em 2011.
O juiz federal Sérgio Moro condenou o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) a 15 anos e 4 meses de prisão, por crimes de corrupção, de lavagem de dinheiro e de evasão fraudulenta de divisas. A decisão é desta quinta-feira (30).
A ação penal é referente à propinas na compra do campo petrolífero de Benin, na África, pela Petrobrás, em 2011.
“A prática do crime corrupção envolveu o recebimento de cerca de um milhão e quinhentos mil dólares, considerando apenas a parte por ele recebida, o que é um valor bastante expressivo, atualmente de cerca de R$ 4.643.550,00”, explicou o juiz na decisão.
- Foto: Ascom/Câmara FederalEduardo Cunha
Em relação ao crime de lavagem de dinheiro, o juiz explanou, “a lavagem, no presente caso, envolveu especial sofisticação, com a utilização de não uma, mas duas contas secretas no exterior, em nome de trusts diferentes, com transações entre elas, inclusive com fracionamento quando do recebimento do produto do crime para dificultar rastreamento”.
Ao final da decisão, Moro recordou o legado do ex-ministro Teori Zavascki, morto em janeiro deste ano durante acidente aéreo. “é necessário destacar o trabalho individual do eminente e saudoso Ministro Teori Zavascki, relator da aludida ação cautelar. Por essa decisão e por outras, o legado de independência e de seriedade do Ministro Teori Zavascki não será esquecido”, escreveu.
Cunha foi preso, de forma preventiva, por ordem do juiz federal Sérgio Moro em outubro de 2016, em Brasília. Atualmente ele está recolhido no Complexo Médico Penal no Paraná.
Eduardo Cunha
-
Promotor investiga convênio de R$ 400 mil da Secretaria de Cultura de Floriano com ONG
A portaria foi assinada pelo promotor Edgar dos Santos Bandeira Filho e publicada na edição do dia 30 de outubro no Diário Oficial do MPPI. -
Jeová Alencar diz que Sílvio Mendes mantém diálogo aberto com vereadores
O vice-prefeito eleito comentou sobre a relação entre Sílvio Mendes e a Câmara Municipal. -
Precisamos sair da mesmice, diz Petrus Evelyn sobre presidência da Câmara
Conforme o vereador eleito, as articulações para impulsionar seu nome na disputa já foram iniciadas. -
É preciso descer do palanque e trabalhar por Teresina, diz Enzo Samuel
O presidente da Câmara Municipal de Teresina destacou que o momento é de união para superar os problemas da Capital. -
Bruno Vilarinho diz que PRD está satisfeito com espaço na gestão de Sílvio Mendes
O partido foi contemplado com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Norte (SDU Norte), que será comandada pelo vereador Alan Brandão (PRD).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir