Defesa de Aécio vai recorrer contra o afastamento do senador no STF
De acordo com o advogado de Aécio, Alberto Toron, "não há respaldo na Constituição Federal" para que um senador seja afastado "dessa maneira".
A defesa do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) vai ingressar nesta segunda-feira (22), com um pedido de agravo regimental contra o afastamento decidido na última quarta-feira (18), pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, que suspendeu as atividades legislativas do parlamentar após a delação do empresário Joesley Batista, dono do grupo JBS.
De acordo com o advogado de Aécio, Alberto Toron, "não há respaldo na Constituição Federal" para que um senador seja afastado "dessa maneira".
- Foto: Facebook/Aécio Neves
Senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG)
Em entrevista para a Agência Brasil, o advogado afirmou que Aécio só poderia ser afastado em caso de cassação. "Em se tratando de mandado parlamentar, unicamente a Casa Legislativa pode afastá-lo, pela via da cassação. Existe um modus procedente [de se afastar um senador]. Entre as previsões na Constituição, não se encontra [o afastamento pela Justiça]".
Segundo o defensor, o caso de Aécio é diferente do ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), que foi cassado em 2016 após decisão de afastamento pelo supremo. "O senador Aécio não foi preso em flagrante", ressaltou Toron.
Ainda de acordo com a Agência Brasil, a defesa do parlamentar afastado confirma que que o pedido de R$ 2 milhões a Joesley aconteceu. Porém, segundo o advogado José Eduardo Alckmin, que também entrará com o pedido no STF nesta segunda, foi um pedido de empréstimo para custear a defesa de Aécio, que já era investigado pela Operação Lava Jato. Após as acusações, o tucano comunicou o seu afastamento da presidência do PSDB.
Ex-prefeito de Monsenhor Gil Professor Pila morre aos 71 anos
O professor Pila esteve à frente da prefeitura entre os anos de 2012 e 2016, quando foi eleito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O velório ocorreu na manhã deste domingo (13).Desequilíbrio leva a esse marasmo no plenário da Alepi, diz Wilson Brandão
O parlamentar destacou que a oposição continua atuante, mas grande parte dos deputados está do lado do governo.Deputados aprovam correção de redações de mais candidatos do concurso da PMPI
O projeto de lei foi aprovado nessa terça-feira (8), na Assembleia Legislativa do Piauí.Vamos encaminhar mais de 3 mil processos da gestão de Dr. Pessoa ao TCE, diz Silvio
O gestor destacou a necessidade de avaliar cada despesa firmada na outra administração para que os pagamentos sejam honrados com respaldo legal.Ministério Público investiga ex-presidente da Câmara de Cristalândia do Piauí
Conforme a promotora de justiça Givânia Alves Viana, o ex-vereador Manaceis de Valcenar é investigado por supostas irregularidades no uso de bens e recursos públicos da Casa Legislativa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir