Elmano cria projeto de lei para financiar parques nacionais
O texto pode favorecer o Parque Nacional Serra da Capivara.
O Senador Elmano Férrer (PMDB-PI) apresentou um projeto de lei que visa criar fundos parar financiar unidades de conservação federais. O objetivo do projeto é possibilitar a instituição de recursos permanentes para a manutenção e o desenvolvimento contínuo de áreas protegidas de parques nacionais. A medida pode beneficiar o Parque Nacional Serra da Capivara.
- Foto: Divulgação/AsscomElmano cria projeto de lei para garantir recursos a unidades de preservação federais.
O projeto de lei prevê que o Poder Executivo Federal poderá instituir fundos patrimoniais vinculados, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos para receber e administrar provenientes de doações. De pessoas físicas e jurídicas. “O projeto vai ao encontro da legislação que atualmente rege as unidades de conservação federais. Ele cria uma fonte de recursos em potencial que, até agora, não encontrava canais adequados para se materializar”, disse.
O parlamentar explicou que os donativos serão irrevogáveis, não ensejarão rendimentos de qualquer natureza para os doadores e poderão, até determinado limite, ser descontados do imposto de renda ou da contribuição social sobre o lucro. Esses fundos serão geridos segundos regras específicas para garantir rentabilidade e sustentabilidade financeira por longos períodos de tempo.
O senador justificou que as unidades de conservação – parques nacionais, estações, reservas extrativistas, monumentos naturais e demais unidades de proteção integral – não recebem recursos públicos suficientes para sua manutenção básica. Além disso, não dispõem de instrumentos legais que permitam gerir fundos com recursos oriundos de doações espontâneas.
O Parque Nacional Serra da Capivara
Maior concentração de sítios arqueológicos das américas, o Parque Nacional Serra da Capivara está dois anos em receber recursos do Ministério do Meio Ambiente. O local se encontra sucateado e abandonado. Essa situação pode levar a Organização das nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a declarar o sítio como “patrimônio da humanidade em situação de perigo”.
“O Parque Nacional Serra da Capivara é vítima da insuficiência de recursos. O alto custo de manutenção do parque e das pesquisas arqueológicas, bem como a proteção do patrimônio cultural, ficam comprometidos. Necessidades básicas relativas à segurança, à conservação e à manutenção do parque vêm sendo cada vez mais prejudicadas pela falta de recursos”, afirmou Elmano Férrer.
Elmano Férrer
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir