Inquérito contra o deputado Assis Carvalho é arquivado no STF
O processo que tramitava desde maio de 2016, foi arquivado até que novas provas substanciais apareçam. A decisão é do ministro Celso de Mello.
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, decidiu arquivar o inquérito contra o deputado federal Assis Carvalho (PT), que tramitava desde maio de 2016. A decisão foi divulgada na última segunda-feira, 26 de junho.
Inicialmente foram denunciados Assis Carvalho e Telmo Gomes Mesquita, que foram secretários da Saúde do Piauí no ano de 2010. Em setembro de 2016, o processo foi desmembrado, pois Telmo Mesquita não possui foro por prerrogativa de função no STF.
- Foto: Câmara dos deputadosAssis Carvalho
As acusações contra Assis Carvalho eram relacionadas à irregularidades na contratação de terceirizados, através da Servi-San, Limpel e Associação Reabilitar. Na investigação feita pela Polícia Federal foram apontados pagamentos indevidos de fardamentos, valor de contratos aparentemente irregulares e locação de veículos com as sociedades Giro Rápido, Auto Esporte Ltda. e Jerônimo de Nunes Ltda, sem justificativa aparente.
Sem muitos indícios de culpa de Assis Carvalho, o ministro pediu cópias dos contratos à Sesapi e da prestação de contas, ao Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI). Após analisar os documentos, foram encaminhados a Janot, para avaliação.
Janot concluiu que, “com as diligências cumpridas, não foi possível reunir acervo documental suficiente para justificar o prosseguimento da investigação na seara criminal”, assim pediu arquivamento do inquérito.
O ministro acatou o pedido, ressalvando a possibilidade de reabertura das investigações penais, desde que haja provas substancialmente novas.
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir