Governo de Michel Temer mantém 100 mil empregos de confiança
O Ministério da Educação possui mais de 47 mil cargos, funções de confiança e gratificações.
O Presidente Michel Temer, há quase um ano na presidência, praticamente não mudou o número de cargos, funções de confiança e gratificações do governo federal, de acordo com a Associação de Contas Abertas, que acompanha as contas públicas brasileiras. A quantidade de funcionários nessas funções se manteve em cerca 100 mil funções de confiança no último ano.
O Ministério da Educação que possui 47.252 cargos, funções de confiança e gratificações. É a pasta com maior parcela de cargos. Em seguida, está o Ministério da Fazenda com 6.688 cargos, funções de confiança e gratificações. Já na Presidência da República são 6.293 mil.
Os cargos da Presidência da República representam cerca de 30% dos 20 mil funcionários que estão lotados na Pasta.
A promessa do governo com a publicação do Decreto nº 8.785/2016 e da Medida Provisória 731/2016 era a extinção de 3.384 cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS), além da transformação de 10.462 cargos DAS em Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE).
- Foto: Divulgação/PTPresidente Michel Temer.
O ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira, disse que a medida buscava economizar R$ 230 milhões por ano, mas admitiu que a redução de custos é "baixa" diante do gasto anual do governo com folha de pagamento dos servidores ativos e inativos, que é de R$ 250 bilhões anuais.
O secretário-geral da Contas Abertas, Gil Castelo Branco, disse que quantitativamente o governo praticamente só alterou nomes de cargos e funções. “O governo ainda tem quase 100 mil cargos, funções e gratificações, o que mostra que ainda há muito o que cortar nas despesas na administração pública federal”.
Michel Temer
PSD quer estar na chapa majoritária do governo em 2026, diz Júlio César
Apesar dos números que credenciam o partido para a vaga, Júlio César destacou também a importância do bom relacionamento da sigla com o governador Rafael Fonteles e demais legendas da base.Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros.Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir