Fufuca confirma votação da reforma política a partir de hoje (04)
Uma das propostas em análise, a PEC 77/03 cria um fundo público para custear campanhas eleitorais e altera as regras para eleição de deputados e vereadores.
O presidente interino da Câmara dos Deputados, André Fufuca, confirmou que, mesmo com o feriado da independência, o Plenário deve tentar votar a reforma política a partir desta segunda-feira (04). As votações devem começar hoje às 16 horas e seguem até quarta-feira (06) às 13 horas.
- Foto: AGPTPresidente interino da Câmara dos Deputados, André Fufuca.
Propostas
Uma das propostas em análise, a PEC 77/03 cria um fundo público para custear campanhas eleitorais e altera as regras para eleição de deputados e vereadores.
As divergências sobre o fundo eleitoral e o novo sistema eleitoral, no entanto, podem levar os deputados a discutir outra proposta, a PEC 282/16, que mantém o sistema proporcional, mas extingue as coligações entre partidos a partir de 2018 e cria uma cláusula de desempenho para as legendas.
De acordo com a Agência Câmara, qualquer mudança só será aprovada se houver o voto favorável de 308 deputados, em dois turnos de votação. Para valer já nas próximas eleições, as propostas precisam ser votadas pela Câmara e pelo Senado até o início de outubro, um ano antes do pleito.
Câmara dos Deputados
PSD quer estar na chapa majoritária do governo em 2026, diz Júlio César
Apesar dos números que credenciam o partido para a vaga, Júlio César destacou também a importância do bom relacionamento da sigla com o governador Rafael Fonteles e demais legendas da base.Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros.Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir