TSE dá 90 a mais dias para partidos enviarem Prestação de Contas
A decisão foi tomada após o Tribunal receber uma solicitação de 12 partidos para suspender o Sistema de Prestação de Contas Anual.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estendeu em 90 dias o prazo para o envio, complementação ou correção da prestação de contas dos partidos referente ao ano de 2017. O novo prazo conta a partir de 30 de abril, limite anterior para o cumprimento desta obrigação.
A decisão foi tomada em função do pedido dos partidos Avante, PCdoB, PMDB, PMN, PPS, PP, PROS, PSDC, PRP, PTB, PTC e PT, que pediram a suspensão do Sistema de Prestação de Contas Anual, sistema eletrônico criado pelo Tribunal o envio de contas pelas legendas.
- Foto: Reprodução/GoogleMapsTribunal Superior Eleitoral
Os partidos apontaram problemas operacionais no sistema e a falta de participação no debate sobre seus requisitos. Porém, reconhecem a importância da ferramenta, mesmo classificando-a no documento como “inadequada”, listando 11 falhas.
Segundo as legendas, o sistema não permite a inclusão de importantes informações financeiras no procedimento, tais como o recebimento de pagamentos e reembolsos de pessoa jurídica. As agremiações argumentaram que, o aplicativo ainda está em fase experimental. Por isso não deve ser exigido de forma obrigatória para a prestação de contas.
Em função dos problemas, os partidos solicitaram, na petição, que o sistema só seja utilizado no exercício seguinte iniciado após a criação da versão final do programa. Antes disso, pediram a criação de um grupo de trabalho com o objetivo realizar melhorias na ferramenta.
Ainda assim, a Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias e a Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, verificaram que os partidos demoraram para se cadastrar no sistema, que as atualizações integram qualquer sistema e que os problemas apontados não comprometem a prestação de contas, pois 75% dos registros presentes no sistema foram enviados pelos diretórios nacionais dos partidos.
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Eleições 2018
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir