Presidente Jair Bolsonaro busca saída jurídica para deixar o PSL
O presidente teria se reunido com deputados e advogados para discutir a saída da legenda sem que seus apoiadores percam o mandato.
Em reunião com deputados e advogados no Palácio do Planalto, realizada na última quarta-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro admitiu que busca uma saída jurídica para deixar o PSL. A declaração veio após uma crise entre o presidente da República e o deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE), presidente nacional da legenda.
Nesse fim de semana, a cúpula do partido se reuniu para avaliar a possibilidade de liberar Bolsonaro, seus filhos Eduardo e Flávio, além de 20 parlamentares do seu grupo político para saírem da sigla sem que haja a chamada infidelidade partidária.
Para liberar a saída, o PSL quer que os políticos assinem um compromisso público dizendo que abrem mão do dinheiro do fundo partidário. Segundo o deputado Júnior Bozzella (PSL-SP), caso assinem o documento, eles “não precisam procurar justa causa e serão todos liberados”.
Na sexta-feira, 11 de outubro, Bolsonaro e 21 parlamentares pediram formalmente acesso às contas do PSL para fazer uma auditoria. Em resposta, a legenda decidiu solicitar uma análise das contas da campanha presidencial do presidente na eleição do ano passado, além de retirar os parlamentares bolsonaristas de cargos em comissões e da hierarquia do partido.
Conforme citado no art. 1º da resolução 22.610 do Tribunal Superior Eleitoral, “o partido político interessado pode pedir, perante a Justiça Eleitoral, a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa”. A resolução ainda cita como justa causa incorporação ou fusão do partido, criação de novo partido, mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário, grave discriminação pessoal.
Jair Bolsonaro
Partido Social Liberal - PSL
-
Câmara de Teresina não será empecilho para gestão de Silvio, diz Bruno Vilarinho
Escolhido para conduzir o debate sobre as propostas enviadas pelo prefeito, o parlamentar afirmou que irá buscar uma maior aproximação entre os poderes. -
PP está avaliando nomes para candidatura ao Governo do Piauí, diz Ciro Nogueira
Ciro Nogueira revelou que nomes como Joel Rodrigues, Gracinha Mão Santa e Margarete Coelho têm sido analisados. -
Secretarias da Prefeitura de Teresina estão passando por auditoria, diz Jeová Alencar
O vice-prefeito de Teresina afirmou que a auditoria em algumas secretarias foi necessária devido a falta de transparência da gestão anterior durante o período de transição. -
Deputados que aderiram à base governista devem sair do PP sem expulsão, diz Ciro
O presidente nacional do PP declarou que é contra a expulsão, mas afirmou que irá conversar com os deputados para que deixem a sigla de forma pacifica. -
Pedro Alcântara toma posse como vereador na Câmara de Teresina
O vereador disse que seu principal projeto junto à casa parlamentar, é revitalizar Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir