Mais de 440 candidatos declararam ter alguma deficiência, diz TSE
De acordo com o levantamento do TSE, dentre 27 mil candidatos registrados na Justiça Eleitoral, o número de candidaturas que representa pessoas com deficiência é de 448.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quarta-feira (21), um levantamento que aponta a existência de mais de 400 candidatos que declararam ter algum tipo de deficiência e irão disputar as eleições deste ano. A data de hoje marca o dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.
De acordo com o levantamento do TSE, dentre 27 mil candidatos registrados na Justiça Eleitoral, o número de candidaturas que representa pessoas com deficiência é de 448. Outros 28 postulantes com deficiência realizaram o registro, porém tiveram o pedido indeferido.
“Do total de 476 candidatas e candidatos registrados (abrangendo os com registro deferido e indeferido), 264 informaram ter deficiência física (53,66%); 115, visual (23,37%); 59, auditiva (11,99%); 13, autismo (2,64%); e 41 de outro tipo (8,33%). Entre os registros, 306 são do gênero masculino, 169 do feminino, e um não informado”, aponta o levantamento da Justiça Eleitoral.
Ainda segundo a Justiça Eleitoral, o levantamento aponta que 306 são candidaturas do gênero masculino e outros 169 do feminino.
Cargos disputados:
A senadora Mara Gabrielli (PSDB-SP) é uma das candidatas com deficiência, ela disputa o cargo de vice-presidente da República na chapa da candidata Simone Tebet (MDB). Dentre outros cargos que também receberam solicitação de registro de candidatos com deficiência, estão: quatro para governador, dois para o senado Federal, 167 a deputado federal, além de 284 a deputado estadual e 15 para deputado distrital.
Com informações da Agência Brasil
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir