Com Rejane Dias, TCE-PI terá mulheres como maioria, diz Fábio Novo
O parlamentar destacou que o ingresso da deputada federal contribui para o aumento da participação feminina nos quadros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).
O deputado estadual Fábio Novo (PT) comentou sobre a aprovação do nome de Rejane Dias (PT) para assumir a vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). O parlamentar destacou que o ingresso da deputada federal contribui para o aumento da participação feminina nos quadros do órgão.
Ao se ater a experiência de Rejane Dias, o parlamentar destaca a passagem da deputada pela Assembleia Legislativa do Piauí, a Câmara dos Deputados e uma secretária de governo. A indicação do seu nome, por meio do governdor do Piauí Rafael Fonteles, foi aprovada nessa quinta-feira (10) após em sabatina realizada pela Comissão de Constituição e Justiça da Alepi.
“Nós temos que avaliar se tem formação para a área e tem porque é formada em direito e em administração. Se tem pelo menos experiência pública de dez anos, tem porque foi deputada estadual, deputada federal e duas vezes secretária de estado. Então preenche os requisitos do que manda a legislação”, afirma.
Fábio Novo destaca ainda que a Corte de Contas do Piauí contará com maioria de conselheiras, visto que dos sete membros quatro são mulheres.
“Na minha avaliação o que é mais interessante é que a Corte de Contas é composta por sete membros, hoje nós temos três mulheres, conselheira Lilian, a conselheira Flora e a conselheira Waltânia. Com a aprovação do nome de Rejane Dias, nós passaremos a ter maioria de mulheres na maior corte de contas do estado”, explica.
Para o deputado a importância deste fato se concentra na busca por equidade de gênero que deve ser perpetuado não somente no Tribunal de Contas do Estado.
“Eu considero isso um avanço importante porque sempre defendi a equidade. Lembro aqui que quando fui presidente do meu partido no estado, fomos o primeiro diretório a instituir que as mulheres deveriam ser pelo menos 50%. Então, com a aprovação do nome dela, a corte de contas do estado passa a ter quatro mulheres e três talvez seja a primeira corte de contas do país, é preciso fazer uma pesquisa, onde as mulheres passarão a ser maioria. Foi isso que eu destaquei aqui no momento do meu voto”, ressalta.
Fábio Novo
Rejane Dias
-
"Iremos fazer uma oposição com responsabilidade", diz Dudu sobre gestão de Sílvio
O parlamentar ainda comentou sobre a reforma administrativa que foi aprovada na última semana na Câmara de Teresina. -
Assembleia Legislativa do Piauí votou 786 matérias no ano de 2024
Além das matérias legislativas, a Alepi informou que realizou ações que envolveram jovens, animais e entidades da sociedade civil. -
Vamos trabalhar junto com Sílvio fazendo parcerias administrativas, diz Rafael
O governador ressaltou a importância de trabalhar de forma integrada com Sílvio Mendes visando proporcionar políticas públicas de relevância para os teresinenses. -
Pedro Alcântara diz que recorreu da decisão que desaprovou suas contas eleitorais
Segundo o jornalista, o julgamento do recurso apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve ocorrer até o dia 02 de março e o relator designado foi o Dr. Nazareno. -
Enzo Samuel diz que vai dialogar com todos os partidos sobre eleição da Câmara
O parlamentar também falou sobre o Partido dos Trabalhadores (PT) que manifestou seu interesse em reivindicar o nome de Deolindo Moura para a vice-presidência da Casa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir