Piauí lidera ranking nacional de vacinação contra a Influenza
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), até o momento, já foram aplicadas 546.845 doses nos municípios piauienses.A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou nesta quinta-feira (30) dados referente a cobertura vacinal contra Influenza em 2024, revelando que o Piauí alcançou o topo do ranking nacional como resultado da campanha promovida com apoio dos municípios.
Segundo o Governo do Piauí, a meta estabelecida no estado é vacinar 1.258.22 pessoas. Até o momento, já foram aplicadas 546.845 doses. Destacam-se entre os municípios com melhor desempenho Jurema, Aroazes, Barra D’Alcântara, Patos do Piauí, Bom Princípio, Monsenhor Hipólito, Marcos Parente, Caldeirão Grande, Tanque do Piauí, Wall Ferraz, Nova Santa Rita e Caxingó.
A Campanha de vacinação contra a Influenza teve início em 26 de março e segue até 31 de maio. Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, ressaltou que os dados divulgados pelo Ministério da Saúde são preliminares e que a Sesapi está empenhando esforços visando aprimorar a cobertura vacinal.
"A Sesapi traçou estratégias e vem trabalhando ações junto aos nossos municípios para intensificar os trabalhos de vacinação, pois sabemos a importância e os efeitos que essa ação tem na saúde do povo piauiense. Pedimos que todos continuem com esse trabalho, para que mais piauienses estejam protegidos", enfatiza a superintendente.
Bárbara Pinheiro, coordenadora de imunização da Sesapi, destaca os avanços alcançados, porém, ressalta a necessidade de reforçar ainda mais a cobertura em todo o estado.
"Nós conseguimos intensificar o trabalho de imunização da nossa população e chegamos à faixa de 44,70% de cobertura vacinal contra Influenza, mas ainda podemos avançar mais. Nesse momento, precisamos parabenizar os municípios, mas continuar trabalhando firme para que a cobertura vacinal atinja níveis maiores de população imunizada", reforça a coordenadora.
A Sesapi também informou que a vacina contra Influenza está disponível para toda a população nas unidades básicas de saúde dos municípios.