Viagora

Marcelo Queiroga faz apelo para vacinação de crianças contra a pólio

O Ministro Marcelo Queiroga faz um apelo a pais e responsáveis para levarem crianças menores de 5 anos para a imunização.

Nessa segunda-feira (17), foi-se comemorado o Dia Nacional da Vacina, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, convocou novamente a pais e responsáveis de crianças, menores de 5 anos de idade, para a vacinação contra a poliomielite no Brasil.

Segundo o Ministro, mesmo o Ministério da Saúde já tendo imunizado 65,6% do público-alvo [correspondente a 7,6 milhões de crianças], a população ainda se encontra distante da meta [de 95% das crianças]. Somente alguns estados, como a Paraíba e o Amapá se encontram na faixa de 90% acima de vacinados.

Para Marcelo Queiroga, a campanha de imunização de iniciou de 7 de agosto e desde então, é realizado o apela a população brasileira para que colaborarem com o processo de vacinação das crianças. "Desde o dia 7 de agosto, temos feito um apelo à nação brasileira para que levem suas crianças com menos de 5 anos para completar o esquema vacinal da pólio e a meta é de 95% de cobertura vacinal, das cerca de 15 milhões de crianças que são aptas a receber essas vacinas", destacou o ministro.

Poliomielite – Alerta

A poliomielite ou pólio é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. Nos casos mais graves da doença, também chamada de paralisia infantil, ela provoca o comprometimento do sistema nervoso, levando à paralisia de membros e alterações nos movimentos e pode até ser fatal.

Conforme a Ministério da Saúde, mesmo o Brasil não registrando casos de paralisia infantil desde 1989, a queda das taxas de vacinação desde 2015 pode contribuir para a mudança drástica desta situação e o risco de retorno da doença. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), advertiu em setembro que esse risco é muito alto. 

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também