Câncer de mama: Medicamento para tratamento é incorporado ao SUS
Segundo a portaria, o medicamento é indicado no método de tratamento monoterapia, que consiste em utilizar apenas uma droga ou procedimento para tratar os pacientes de nível HER2-positivo da doença.
O Ministério da Saúde informou que a Portaria publicada no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (12), disponibiliza o medicamento Trastuzumabe Entansina no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de pacientes com câncer de mama.
De acordo com a portaria, o medicamento é indicado em um método de tratamento chamado monoterapia, que consiste em utilizar apenas uma droga ou procedimento para tratar os pacientes de nível HER2-positivo da doença.
Segundo o Ministério da Saúde, a decisão de incorporar o Trastuzumabe Entansina ao SUS foi possível após a recomendação favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde (Conitec).
“A tecnologia recebeu recomendação favorável de incorporação ao Sistema Único de Saúde SUS após passar por avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), responsável por assessorar a pasta nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS”, informou o ministério.
Cenário do câncer de mama no Brasil e no mundo:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que mais de 620 mil mulheres morreram vítimas de câncer de mama em todo o mundo no ano de 2018. Já no cenário nacional, o Brasil registra 60 mil novos diagnósticos ao ano, o que em uma taxa de incidência de 60/100 mil habitantes.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no ano de 2017 foram constatadas 16.724 mortes em mulheres. O país esteve na quarta colocação em 2018 apresentando maior incidência em câncer de mama e foi considerado o quinto em mortalidade. A OMS estima que a incidência entre as brasileiras nos próximos 20 anos terá um aumento de 47%.
Com informações da Agência Brasil
Organização Mundial da Saúde - OMS
Ministério da Saúde
Hospital Infantil de Teresina faz cirurgias no fim de semana para reduzir filas
A unidade mantém duas salas cirúrgicas em funcionamento aos sábados e aos domingos para ampliar atendimentos e acelerar cirurgias pediátricasPiauí Saúde Digital facilita acesso a atendimento especializado em Eliseu Martins
O serviço já contabiliza 302 atendimentos e tem evitado o deslocamento de pacientes para outras cidades.Piauí disponibiliza 568 mil doses da vacina contra a gripe para grupos prioritários
Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde para fortalecer a campanha de vacinação contra a Influenza de 2025.HUT registra aumento de procedimentos no mês de março
Somente no mês de março, o número de atendimento registrado foi de 4.597 contra 4.055 em fevereiro deste ano.Sesapi leva Carretinha da Saúde e serviços no projeto Diálogos pelo Piauí em Picos
O evento será realizado nesta sexta-feira (11) e sábado (12), e contará com diversas atividades, além de uma Feira de Serviços.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir