Câncer de mama: Medicamento para tratamento é incorporado ao SUS
Segundo a portaria, o medicamento é indicado no método de tratamento monoterapia, que consiste em utilizar apenas uma droga ou procedimento para tratar os pacientes de nível HER2-positivo da doença.
O Ministério da Saúde informou que a Portaria publicada no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (12), disponibiliza o medicamento Trastuzumabe Entansina no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de pacientes com câncer de mama.
De acordo com a portaria, o medicamento é indicado em um método de tratamento chamado monoterapia, que consiste em utilizar apenas uma droga ou procedimento para tratar os pacientes de nível HER2-positivo da doença.
Segundo o Ministério da Saúde, a decisão de incorporar o Trastuzumabe Entansina ao SUS foi possível após a recomendação favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde (Conitec).
“A tecnologia recebeu recomendação favorável de incorporação ao Sistema Único de Saúde SUS após passar por avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), responsável por assessorar a pasta nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS”, informou o ministério.
Cenário do câncer de mama no Brasil e no mundo:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que mais de 620 mil mulheres morreram vítimas de câncer de mama em todo o mundo no ano de 2018. Já no cenário nacional, o Brasil registra 60 mil novos diagnósticos ao ano, o que em uma taxa de incidência de 60/100 mil habitantes.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no ano de 2017 foram constatadas 16.724 mortes em mulheres. O país esteve na quarta colocação em 2018 apresentando maior incidência em câncer de mama e foi considerado o quinto em mortalidade. A OMS estima que a incidência entre as brasileiras nos próximos 20 anos terá um aumento de 47%.
Com informações da Agência Brasil
Organização Mundial da Saúde - OMS
Ministério da Saúde
Teresina inicia agendamento da 1ª dose da vacina contra a dengue
De acordo com Emanuelle Dias, o esquema da vacinação contra a dengue é de duas doses, com intervalo de três meses.Carretinha da Saúde inicia atendimentos para crianças em Jurema
De acordo com a Sesapi, o objetivo é reunir vários entes federativos e agentes públicos.Novo Hospital Regional de Picos faz avanços nos procedimentos cirúrgicos
A unidade de saúde realizou pela primeira vez, uma colangiopancreatografia retrógrada endoscópicaSesapi retoma atendimentos do CER IV de Parnaíba
Daniele Monteiro, coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência da SESAPI, destacou que a prioridade do momento é atender os pacientes com autismoFMS faz monitoramento diário para prevenção da Influenza Aviária em Teresina
A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que pode infectar várias espécies de aves silvestres e mamíferos, incluindo humanos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir