Viagora

Piauí volta a registrar estabilidade em número de casos da Covid-19

O secretário de saúde, Antonio Luiz, ressalta que o represamento de dados atrapalha no diagnóstico real da covid.

Após algumas semanas registrando queda, o Piauí voltou a ficar em estabilidade no número de casos de covid-19, em virtude do represamento de dados em alguns municípios, que só agora foram inseridos no sistema.

De acordo com o governo do Piauí, a variação negativa, em relação aos últimos 14 dias, agora é de 8%. A média móvel de 7 dias contabilizou 333 casos, contra 216 da semana anterior.

Segundo o governo, dos novos casos que foram registrados, 67,5% são referentes ao período de janeiro a setembro de 2022, isso porque os municípios só encerraram as notificações agora. Já quando se trata de variação de óbitos nos últimos 14 dias, houve uma redução de 80%.

O represamento também impacta na taxa de transmissibilidade que passou a ser de 1.16. Na semana anterior, o índice era de 0,71.

Leitos ocupados

Conforme o governo, o número de pacientes que estão internados em UTIs continua em queda e agora na primeira semana de 2023 chegou a 10. Na semana anterior, eram 18 leitos ocupados. Já nos leitos clínicos, a queda foi de 24 para 14.

O secretário de saúde, Antonio Luiz, ressalta que esse represamento de dados atrapalha no diagnóstico real da covid. "Infelizmente esse represamento atrapalha o diagnóstico real da covid, mas mesmo assim continuamos em situação de estabilidade. É importante que os municípios atualizem o sistema em tempo real para termos um panorama de momento", afirmou o secretário.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Covid-19

Facebook
Veja também