De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), há a suspeita de um quarto óbito por varíola dos macacos, porém, o caso ainda está em investigação.
De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro lote com os imunizantes desembarcou no Brasil nessa terça-feira (4) e será encaminhado para centros de pesquisa.
Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o país solicitou 50 mil doses e se os imunizantes forem entregues serão destinados aos profissionais de saúde que atuam com materiais contaminados.
Conforme a Fiocruz, o kit molecular monkeypox (MPXV) proposto e produzido pela fundação, consegue identificar duas cepas do vírus que circulam de forma endêmica no continente africano.
O primeiro caso da doença no estado foi confirmado nesta semana, e corresponde a um paciente, homem, de 46 anos de idade, que reside no município de Batalha.
Esse pedido é para o produto Monkeypox Virus Nucleic Acid Detection Kit, e foi apresentado pela empresa Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda.