Promotor investiga falta de transporte escolar em Cajueiro da Praia
O procedimento foi publicado no Diário Oficial do Ministério Público Estadual da última quinta-feira (12) de Dezembro.O promotor de justiça Adriano Fontenele Santos, titular da Promotoria de Luís Correia, instaurou inquérito civil para investigar a possível falta de transporte escolar municipal para os alunos residentes no município de Cajueiro da Praia, administrado pelo prefeito Felipe Ribeiro (PT). O procedimento foi publicado no Diário Oficial do Ministério Público Estadual da última quinta-feira (12).
De início, foi instaurado procedimento preparatório para apurar denúncia, oriunda de abaixo assinado, encaminhada para a Promotoria sobre a precariedade no atendimento do transporte escolar. Foram expedidos ofícios para a secretaria Municipal de Educação cobrando explicações sobre a situação, no entanto, o órgão nada reportou.
O Ministério Público destaca que a Lei I nº 10.880/04 instituiu o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), no âmbito do Ministério da Educação (MEC), a ser executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), “como objetivo de oferecer transporte escolar aos alunos da educação básica pública, residentes em área rural, por meio de assistência financeira, em caráter suplementar, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios”.
Além disso, enfatiza que cabe aos municípios, conforme dispõe o art. 11º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei Federal 9.394/96), oferecerem o transporte escolar aos alunos da rede municipal.
Diante da necessidade de concluir a apuração e sem as devidas explicações da secretaria municipal, o promotor resolveu instaurar o inquérito.
Outro lado
O Viagora procurou o prefeito sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não foi localizado.
-
Procuradora aciona prefeita de Piripiri no TCE e pede aplicação de multa
A petição foi protocolada no dia 03 de dezembro e está sob relatoria do conselheiro Jackson Veras. -
Juiz desaprova contas do prefeito de Barra D’Alcântara e manda pagar R$ 17 mil
O Ministério Público Eleitoral se manifestou pela desaprovação das contas e devolução dos valores irregularmente arrecadados. -
Promotora investiga prefeito de São João da Varjota por pagar pessoal sem vínculo formal
Foi encaminhado ofício ao prefeito Zé Barbosa concedendo prazo por mais trinta dias para apresentar esclarecimentos sobre o assunto. -
Promotora eleitoral investiga fraude na cota de gênero em coligação do MDB de Regeneração
Caso seja comprovada a fraude na cota e a coligação seja impugnada pela Justiça, o único candidato eleito do MDB poderá perder a vaga de vereador. -
Promotor investiga prefeito de Boa Hora por favorecer empresa em licitações
A assessoria jurídica do prefeito informou que todas as informações solicitadas pelo Ministério Público foram repassadas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir