FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Nesta segunda-feira (18), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que foram registrados três óbitos por Covid-19 no último fim de semana em Teresina. Os números de casos apresentaram um aumento significativo a partir da Semana Epidemiológica N° 47, que se iniciou no dia 19 de novembro.
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. Os dados foram coletados por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). “Até a presente atualização, o aumento no número de casos positivos não repercutiu em casos graves e óbitos de munícipes de Teresina”, informa Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde da FMS.
Do total de óbitos, dois casos eram de moradores do interior do estado, nas cidades de Elesbão Veloso e Campo Grande do Piauí, e um do município de Bom Lugar, no Maranhão. A Fundação de Saúde informou que em todos os casos, os pacientes possuíam comorbidades.
O diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, explicou ainda que é necessário reforçar os cuidados para prevenção do vírus. “Pedimos que, se você estiver sentindo algum sintoma gripal, que faça o uso da máscara para evitar a transmissão para outras pessoas. Além disso, mantenha a vacinação contra a covid-19 atualizada”, diz o diretor.
O Ministério da Saúde recomenda uma nova dose da vacina bivalente para idosos acima dos 60 anos e pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos de idade, isto por conta das novas variantes.
Na capital piauiense, a imunização dos idosos é ofertada de segunda a sexta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no Teresina Shopping – Edifício Garagem, estacionamento do G3, que funciona das 13h às 19h.