Viagora

Piauí registra queda no número de óbitos por Covid-19, diz Sesapi

A expectativa da administração estadual é de que caiam também os índices de transmissibilidade e de infectados pelo novo coronavírus.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), registraram que o Piauí teve, nos últimos dias, uma queda significativa no número de óbitos motivados pelo novo coronavírus. Desde o dia 13 de julho, quando o estado registrou 32 mortes pela doença, as notificações vem diminuindo. Em 14 de julho, 27 mortes por Covid-19 foram anotas; no dia seguinte, foram notificados 22 óbitos; no dia 17 de julho, 19 piauienses não resistiram à infecção; já em 18 de julho esse número foi de 17 pessoas.

Em paralelo, pelo segundo final de semana consecutivo, o estado registrou a maior taxa de isolamento social do país, cerca de 52,1%. Esse compromisso dos piauienses resulta na queda progressiva no número de vidas perdidas, como destaca o governador Wellington Dias.

“Tivemos uma boa notícia essa semana, com a queda progressiva no número de óbitos por Covid-19 no Piauí. Por volta do início de julho, alcançamos um pico de até 36 mortes diárias mas, nos últimos dias, registramos uma queda contínua nesses índices, com um último registro de 17 vidas perdidas. Apesar da diminuição, ainda são vidas piauienses preciosas para todos nós que compartilhamos a dor das famílias que ficam sem seus entes queridos. São histórias que se findam de forma inesperada”, pontua Dias.

A expectativa da administração estadual é de que caiam também os índices de transmissibilidade e de infectados pelo novo coronavírus. Tal comportamento é essencial para a manutenção do planejamento de reabertura econômica estabelecido pelo Governo do Estado.

A terceira etapa do cronograma de retomada estadual iniciou nesta segunda-feira (20). Estão aptos a funcionar os setores de Indústria e Comércio de produtos químicos, médicos e farmacêuticos; Fabricação e Comércio de Móveis e Eletrodomésticos e pet shops.

Até o momento, 40.276 casos confirmados e 1.140 óbitos mortes pela doença foram notificados no Piauí.

Facebook
Veja também