Sesapi diz que seis cidades do Piauí estão vacinando adolescentes
Entre as cidades com a vacinação desse público mais avançada estão Dom Inocêncio e Fartura do Piauí, localizadas na região Sul do estado.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que pelo menos seis municípios piauienses já iniciaram a vacinação de adolescentes das idades de 12 a 17 anos.
Entre as cidades com a vacinação desse público mais avançada estão Dom Inocêncio e Fartura do Piauí, localizadas na região Sul do estado.
Na cidade de Fartura do Piauí a imunização dos adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos já foi encerrada e dos sem doenças preexistentes deve terminar na próxima semana.
- Foto: Luis Marcos/ ViagoraVacinação contra Covid-19
“Temos um total de 455 adolescentes entre 12 a 17 anos, onde já foram vacinados 57 com comorbidades. Até a próxima semana estaremos vacinando todo esse público”, destaca a coordenadora de Atenção Básica do município, Jussara Rodrigues de Oliveira.
Outra cidade com o esquema vacinal avançado para esta faixa etária é Dom Inocêncio. Iniciada esta semana já foram vacinados no município 260 jovens sem comorbidades entre 12 e 17 anos. O objetivo é imunizar pelo menos 950 adolescentes durante os próximos 15 dias.
“Iniciamos a vacinação pela zona urbana e nossas equipes estão avançando para grupos na zona rural, e com o esse belíssimo trabalho dos nossos profissionais de saúde estamos podendo ver a vacina chegar aos nossos adolescentes inocentino”, ressalta o secretário municipal de Saúde Fernande Castro.
De acordo com a Sesapi, também estão vacinando os jovens as cidades de Isaias Coelho, que já vacinou todo seu público de 12 a 17 anos com comorbidade (11 pessoas) e iniciou a vacina de jovens de 15 a 17 anos, mas o intuito é vacinar 343 pessoas com estas idades. Campinas do Piauí já vacinou seu público de 12 a 17 anos com comorbidades (26 pessoas) e iniciou a imunização de jovens de 15 a 17 anos sem doenças preexistentes, na semana passada (220 adolescentes já vacinaram ) e o município está esperando uma nova remessa para contemplar a faixa etária abaixo de 15 anos.
“O avanço da vacinação, chegando ao público mais jovem, é de grande relevância para o Piauí e nos deixa muito animados. Esperamos que mais municípios possam chegar nessa faixa etária e que nosso povo todo esteja protegido e possamos nos livrar desta pandemia”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
A cidade de Amarante já vacina, desde a última semana, adolescentes de 14 a 17 anos. Em média estão sendo vacinados 270 adolescentes por dia. Jaicós também está entre as cidades que já iniciaram a vacinação dos adolescentes, estão na faixa etária de 15 a 17 anos e a expectativa é vacinar 3.000 pessoas entre 12 e 17 anos, com e sem comorbidades.
O Ministério da Saúde autorizou a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos apenas com o imunizante da Pfizer e o início desse público está condicionado ao fim do esquema vacinal da população em geral de 18 a 59 anos com a primeira dose. A recomendação é que seja iniciada a vacinação pelos jovens com comorbidades em seguida os demais.
“É importante lembrar que o avanço da vacinação também está condicionado ao envio de doses pelo Ministério da Saúde e lembrando, que para os adolescentes, até o momento apenas uma vacina está liberada pela Anvisa”, lembra Florentino Neto.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Vacina contra Covid-19
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir