Piauí já aplicou três milhões de doses de vacinas contra Covid-19
O SIS-PNI é o sistema oficial de cadastramento da população que foi vacinada, onde são inseridas todas as informações da pessoa que recebeu o imunizante.
O estado do Piauí já alcançou a marca de 3.032.789 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas, segundo números do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).
Segundo a Secretaria de Saúde do Piauí, o painel também apresenta 1.000.272 milhões de pessoas com seu esquema vacinal completo.
Para alcançar o esquema vacinal completo é necessário tomar as duas doses das vacinas, que necessitam do reforço, ou o imunizante de dose única. “Esses números são reflexo de um empenho conjunto do Governo do Piauí, Sesapi e municípios, que estão trabalhando para que a imunização dos piauienses possa acontecer de forma mais célere possível”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
- Foto: Luis Marcos/ ViagoraVacinação de pessoas com 47 anos
O SIS-PNI é o sistema oficial de cadastramento da população que foi vacinada, onde são inseridas todas as informações da pessoa que recebeu o imunizante. Já o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), foi criado como forma de trazer transparência sobre a vacinação no Piauí, por isso há diferença nos números dos dois programas.
“Criamos o Vacinômetro para facilitar o acesso à informação sobre as vacinas a nossa população, uma vez que devido a sobrecarga de informações os dados do SI-PNI,as vezes, não ficam disponíveis, porém este é o mecanismo oficial de registro de dados dos vacinados”, explica o superintendente de Atenção à Saúde de Municípios, Herlon Guimarães.
Outra diferença entre o SI-PNI e o Vacinômetro é com relação à população vacinável. O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização estima como população vacinável do estado 2.378.190, que são todos os adultos acima de 18 anos e grupos prioritários. Já o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde considera, para contabilizar os dados, a população geral do estado, estipulada pelo DATASUS em 3.281.480 milhões.
No Vacinômetro o Piauí apresenta 60.46% da população já vacinada com a primeira dose e 29.05% com o seu esquema vacinal completo. “Se analisarmos os números de pessoas que já tomaram a primeira dose, com relação aos que foram vacinados com as duas doses e dose única, podemos perceber, que quase 50% desse total já estão completando o seu processo de imunização”, detalha o superintendente.
O estado do Piauí já recebeu do Programa Nacional de Imunização 3.687.490 doses de vacinas contra a Covid-19 e repassou aos municípios 3.385.472 doses.
Segundo a Sesapi, ainda estão com os municípios para aplicação na população 447.790 doses e há uma reserva de segunda dose de 300.018, aguardando autorização do Ministério da Saúde, para sua distribuição.
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir