COE Estadual mantém uso de máscaras em todos os ambientes no Piauí
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, ressaltou que a recomendação do COE foi implementada conforme critérios científicos e após analises de dados criteriosos do cenário epidemiológicos.
Nessa terça-feira (15), o Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI) se reuniu junto ao Comitê Cientifico do Nordeste e decidiram determinar a permanência do uso de máscaras em todos os ambientes no estado.
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, ressaltou que a recomendação do COE foi implementada conforme critérios científicos, bem como após analises de dados criteriosos do cenário epidemiológico.
“Este é um momento de prudência. Vivemos em um mundo globalizado e hoje já vemos casos de novas variantes (Deltacron) crescendo na Europa e já com dois casos no Brasil. Então nosso comitê estadual decidiu deixar para daqui a 15 dias uma nova decisão sobre a retirada ou não do uso de máscara, decisão também proferida pelo Comitê do Nordeste”, destaca o secretário.
Diante da nova decisão, o Comitê Científico do Nordeste informou através do documento que o período pandêmico ainda não chegou ao seu fim e orientou a população a ter cautela para adotar flexibilização de medidas restritivas contra a covid-19.
Ainda em nota o comitê também alertou sobre a importância de dar continuidade a vacinação em todo o estado.
“Mesmo considerando o declínio da pandemia no Estado, recomenda-se a manutenção das medidas de segurança sanitária, principalmente a manutenção do uso de máscaras”, complementa o Comitê.
Conforme o secretário, o número de casos e mortes pela doença tem registrado uma queda acentuada de 70% nas últimas semanas no Piauí. Florentino Neto ainda pontuou que a vacinação com todas as doses e o cumprimento das medidas sanitárias segue sendo uma dos fatores para contribuir com a transição desse cenário epidemiológico.
“O Piauí é o campeão em vacinação no Brasil, estamos em primeiro lugar na primeira dose e seguimos nas primeiras colocações com relação à imunização das nossas crianças e segunda dose, mas precisamos de todos vacinados para flexibilizar as medidas”, explica Florentino Neto.
Covid-19
Florentino Neto
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir