Número de transferidos do HUT para o HPM dobrou em 2012
Por dia, são realizadas mais de 20 cirurgias ortopédicas de média complexidade.
Com um atendimento diário de quase mil usuários, o Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM) é referência no acolhimento de média e baixa complexidade. Em 2012, o Hospital passou por uma reforma, otimizando seus espaços físicos e especialidades.
O destaque é para o serviço odontológico que, no ano de 2012, realizou mais de 13 mil atendimentos para servidores públicos ou vinculados ao Instituto de Assistência e Previdência do Piauí (Iapep). A equipe é formada por 50 profissionais com atendimento nos turnos da manhã, tarde e noite. Outra especialidade com um grande número de atendimento é a patologia clínica que, até o mês de novembro, registrou uma média de 12 mil acolhimentos.
De acordo com o diretor da unidade de saúde, coronel Jales Porfírio, o HPM é o hospital da rede pública estadual com o maior número de transferências entre usuários do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Por dia, são realizadas mais de 20 cirurgias ortopédicas de média complexidade. “No início do ano, recebíamos de 12 a 15 transferências, hoje estamos com uma variação diária de 20 e 30 procedimentos” comenta o diretor.
O procedimento diário de transferência é realizado de segunda a sexta-feira, e a cada quinzena é feito um mutirão cirúrgico também em pacientes do Hospital de Urgência de Teresina. O mutirão é realizado aos sábados, durante toda a manhã. Além das cirurgias ortopédicas, o HPM viabiliza e executa toda a assistência à cirurgia geral, tendo uma média mensal de 600 procedimentos.
O mestre de obras José Simplício foi um dos beneficiados com o atendimento do HPM. No fim do mês de outubro ele foi diagnosticado com problemas na vesícula e em menos de dois meses, dada a necessidade de exames e prévios diagnósticos clínicos, realizou a cirurgia através do Sistema Único de Saúde. Sobre o atendimento no HPM, Simplício é enfático “Não tenho absolutamente nada do que reclamar. Desde meu primeiro contato, ainda sem saber do meu problema, eu fui bem atendido. Durante o processo de cirurgia, incluindo o pós-operatório, também fui muito bem atendido. A enfermaria é confortável e os equipamentos bem estruturados. Até o lanche é bom. Só não digo que tá tudo ótimo porque ficar em hospital de jeito nenhum é bom”, comenta o usuário.
O Hospital também recebe usuários de outras regiões, como é o caso de Antonio da Rocha. Candidato a vereador em município do Maranhão, ele procurou atendimento em Teresina também para uma cirurgia de vesícula. “Eu deixei passar as eleições para vir. Estou até morando no Dirceu porque gostei do atendimento dos hospitais do Piauí, afirma Antonio, que declara ser autônomo.
No fim de 2012, o hospital recebeu uma equipe multiprofissional para analisar as condições de o órgão participar de um projeto nacional de cuidados continuados integrado, no qual visa dar suporte hospitalar e domiciliar aos usuários.
Meta 2013
A novidade para 2013 é a execução de leitos de retaguarda, serviço vinculado ao SUS para ficar à disposição de usuários transferidos de outros centros. De acordo com o coronel Jales, o espaço físico já está estruturado e equipado, esperando apenas um aval burocrático para começar a funcionar.
O destaque é para o serviço odontológico que, no ano de 2012, realizou mais de 13 mil atendimentos para servidores públicos ou vinculados ao Instituto de Assistência e Previdência do Piauí (Iapep). A equipe é formada por 50 profissionais com atendimento nos turnos da manhã, tarde e noite. Outra especialidade com um grande número de atendimento é a patologia clínica que, até o mês de novembro, registrou uma média de 12 mil acolhimentos.
De acordo com o diretor da unidade de saúde, coronel Jales Porfírio, o HPM é o hospital da rede pública estadual com o maior número de transferências entre usuários do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Por dia, são realizadas mais de 20 cirurgias ortopédicas de média complexidade. “No início do ano, recebíamos de 12 a 15 transferências, hoje estamos com uma variação diária de 20 e 30 procedimentos” comenta o diretor.
O procedimento diário de transferência é realizado de segunda a sexta-feira, e a cada quinzena é feito um mutirão cirúrgico também em pacientes do Hospital de Urgência de Teresina. O mutirão é realizado aos sábados, durante toda a manhã. Além das cirurgias ortopédicas, o HPM viabiliza e executa toda a assistência à cirurgia geral, tendo uma média mensal de 600 procedimentos.
O mestre de obras José Simplício foi um dos beneficiados com o atendimento do HPM. No fim do mês de outubro ele foi diagnosticado com problemas na vesícula e em menos de dois meses, dada a necessidade de exames e prévios diagnósticos clínicos, realizou a cirurgia através do Sistema Único de Saúde. Sobre o atendimento no HPM, Simplício é enfático “Não tenho absolutamente nada do que reclamar. Desde meu primeiro contato, ainda sem saber do meu problema, eu fui bem atendido. Durante o processo de cirurgia, incluindo o pós-operatório, também fui muito bem atendido. A enfermaria é confortável e os equipamentos bem estruturados. Até o lanche é bom. Só não digo que tá tudo ótimo porque ficar em hospital de jeito nenhum é bom”, comenta o usuário.
O Hospital também recebe usuários de outras regiões, como é o caso de Antonio da Rocha. Candidato a vereador em município do Maranhão, ele procurou atendimento em Teresina também para uma cirurgia de vesícula. “Eu deixei passar as eleições para vir. Estou até morando no Dirceu porque gostei do atendimento dos hospitais do Piauí, afirma Antonio, que declara ser autônomo.
No fim de 2012, o hospital recebeu uma equipe multiprofissional para analisar as condições de o órgão participar de um projeto nacional de cuidados continuados integrado, no qual visa dar suporte hospitalar e domiciliar aos usuários.
Meta 2013
A novidade para 2013 é a execução de leitos de retaguarda, serviço vinculado ao SUS para ficar à disposição de usuários transferidos de outros centros. De acordo com o coronel Jales, o espaço físico já está estruturado e equipado, esperando apenas um aval burocrático para começar a funcionar.
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