Acusado de armazenar vídeos de conteúdo sexual infantil é alvo de Operação da PF no Maranhão
O investigado armazenava mais de 2 mil vídeos de conteúdo de exploração sexual infanto-juvenil. O mandado foi expedido pela Subsecção Judiciária de Parnaíba.Na manhã desta terça-feira (14), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação “Cosme e Damião”, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão, além de armazenamento de conteúdo impróprio envolvendo menores, em Araioses, no litoral do Maranhão.
De acordo com a PF, o investigado, que não teve a identidade revelada, é suspeito de armazenar mais de 2 mil vídeos e imagens de conteúdo de exploração sexual infanto-juvenil, ao longo dos últimos anos. O mandado de prisão foi expedido pela Subsecção Judiciária de Parnaíba.
Conforme a PF, foi possível rastrear a atuação do investigado na rede mundial de computadores e os equipamentos e mídias apreendidas serão encaminhados para a realização dos exames periciais visando à coleta de provas digitais encontradas nos equipamentos eletrônicos.
O investigado deve responder pelos crimes de posse e compartilhamento de material de violência sexual vitimando crianças ou adolescentes, podendo cumprir até dez anos de prisão.
O nome da operação, Cosme e Damião, refere-se aos médicos gêmeos que tratavam e protegiam as crianças. A operação acontece no contexto da campanha nacional Maio Laranja, de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Com informações de Guilherme Freire.