Dr. Pessoa assina Ordem de Serviço do Hospital da Mulher em Teresina

O evento promovido pela Prefeitura da capital aconteceu nessa terça-feira (31) e autorizou o início da obra, que possui investimento estimado de R$ 58 milhões

Na noite dessa terça-feira (31), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), assinou a Ordem de Serviço que permite o início das obras para a construção do Hospital Municipal da Mulher. A ação simbolizou a Pedra Fundamental da obra da unidade de saúde, que ficará localizada no cruzamento da BR-343 com a Avenida Miguel Rosa, na zona Sul da capital, e será nomeada em homenagem à Maria do Socorro de Macêdo Claudino.

Conforme informações da gestão municipal, o hospital irá promover serviços e ações nas áreas de ginecologia, mastologia, oncologia diagnóstica, reprodução assistida e assistência psicológica e psiquiátrica, voltados às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual. O local atuará como polo de referência de assistência à saúde da mulher no Piauí.

De acordo com a Prefeitura de Teresina, durante o evento, diversos serviços de saúde foram oferecidos à população presente no local, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), incluindo a testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aplicação de vacinas de Covid e Gripe, aferição de pressão, orientações odontológicas e práticas interativas – como ventosa terapia, auricoloterapia e aromaterapia.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Teresina
Dr. Pessoa em evento

Na oportunidade, Dr. Pessoa ressaltou que a construção de um hospital com serviços voltados exclusivamente para mulheres já fazia parte do seu plano de governo. Além disso, o chefe do executivo afirmou que a Prefeitura proporcionará o amplo fortalecimento de mecanismos de assistência social, de prevenção e proteção às mulheres vulneráveis na capital.

“É um hospital completo com inúmeras especialidades. Eu sou médico, e desde 1967 que penso em um projeto de um hospital exclusivo para mulheres. Agradeço a Deus pela oportunidade, por me dar meios para construir esse hospital que vai receber as mulheres de Teresina”, reforçou o prefeito.

Segundo a PMT, a construção do Hospital Municipal da Mulher é realizada através de um investimento de cerca de R$ 58 milhões. A fiscalização da obra será responsabilidade da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB).

“Hoje é um dia muito feliz para a gestão. O prefeito Dr. Pessoa nos deu a missão de supervisionar essa obra que engloba as engenharias civil, elétrica, mecânica e sanitária e que deve ser concluída em um prazo de 15 meses. Nos preparamos para fiscalizar essa obra e isso acontece a partir da data de hoje”, destacou João Duarte, presidente da ETURB.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Teresina
João Duarte, presidente da ETURB

Ari Ricardo, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), ressaltou que o Hospital da Mulher é de grande importância para a cidade de Teresina e que todos os atendimentos realizados serão humanizados.

“Uma obra vultosa que vai atender a todas as teresinenses que precisarem do serviço público de saúde. Aqui teremos um amparo a essas mulheres, com profissionais capacitadas que terão essa empatia para atender melhor as mulheres que precisarem dos serviços do hospital de forma humanizada”, afirmou.

De acordo com a gestão municipal, a estrutura terá mais de 14 mil metros quadrados de área construída, além de contar com 150 leitos de internação, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 6 salas cirúrgicas, apoio diagnóstico e ambulatório de especialidades.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Prefeitura de Teresina

Dr. Pessoa

Obras

Hospital Municipal da Mulher

Veja também