Pesquisa é importante na escolha do pré-candidato do PT, diz Franzé

O deputado explicou que há critérios importantes a serem avaliados no processo de escolha do pré-candidato do PT, dentre eles a articulação política, com diversos segmentos da sociedade e a pesquisa.

Na reta final para decidir o pré-candidato do PT que vai disputar a prefeitura de Teresina, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva, um dos postulantes, afirmou nesta terça-feira (1º) que está buscando apoio no campo político e na sociedade para fortalecer seu nome na disputa interna.

Franzé explicou que há critérios importantes a serem avaliados nesse processo de escolha, dentre eles a articulação política, com diversos segmentos da sociedade e a pesquisa, que está sendo defendida por lideranças petistas como a melhor base de sustentação.

Foto: Kalita Leão/ Viagora
Deputado Franzé.

“Eu acho que existem três parâmetros que precisam ser levados em consideração: a articulação política, estamos conversando com partidos, lideranças e vereadores, além da articulação com a sociedade, que será expressado pelas pesquisas vamos ver quem estar crescendo, e tem a decisão do partido pois o diretório municipal é quem dará a palavra final, acredito que até final de agosto teremos um nome definido”, explica.

Em meio as plenárias o parlamentar afirmou que está mais próximo dos teresinenses e tem escutado demandas da população. “Estamos buscando apoio do campo político, mas especialmente dentro da sociedade então essas plenárias, reuniões e visitas refletem duas coisas: primeiro você ouvir a população de Teresina e eu tenho ouvido coisas muito ruins em relação a gestão atual e ao mesmo tempo prospectar lideranças que possam defender o projeto do PT em 2024 no alinhamento com o Governo Lula e Rafael. Sou auditor de carreira da prefeitura e tenho acompanhado a questão financeira e hoje é o pior quadro possível, falta medicamento, a cidade está esburacada, as escolas estão entrando em um processo de degradação”, afirma.

Para o deputado o sucessor do Palácio da Cidade deverá estar alinhado com o Governo Federal e Estadual.  “O próximo gestor sozinho não conseguirá fazer a cidade voltar para um processo de organização e crescimento vai precisar ter um diálogo forte com o presidente Lula e um diálogo aberto e sincero com o governador Rafael Fonteles, então estamos nessa perspectiva de fazer esse alinhamento colocando nosso nome como pré-candidato”, ressalta.

Em relação ao critério de pesquisas que foi defendido pelo governador Rafael Fonteles como o mais viável para auxiliar os petistas na escolha do pré-candidato, Franzé complementou ainda que a qualitativa deve trazer ainda mais precisão na avaliação.

“É o quesito que deve ser bem analisado, especialmente porque não é só a pesquisa quantitativa, mas a qualitativa. Precisamos fazer a medição da qualitativa porque é quem vai apontar o melhor candidato. Eu me lembro que no início da campanha de Rafael Fonteles ele tinha uma avaliação quantitativa ruim, mas era a melhor qualitativa que nós tínhamos então nós percebemos um crescimento no decorrer da campanha e isso refletiu que a pesquisa estava correta. [...] Nós entendemos que a pesquisa qualitativa é um parâmetro importante a ser avaliado”, aponta.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Franzé Silva

Partido dos Trabalhadores - PT

Eleições 2024

Rafael Fonteles

Veja também