Prefeitura de Teresina inicia elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos
O plano está sendo construído em conjunto com o Serviço Geológico Brasileiro e o Ministério das Cidades.Na quinta-feira (17), a Prefeitura de Teresina se reuniu com o Serviço Geológico Brasileiro (SGB) e o Ministério das Cidades, para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos.
A reunião contou com a presença de Tiago Antonelli, representando o SGB, e Fernando Rocha Nogueira e Renan Duarte dos Santos Saraiva, representando a Secretaria Nacional de Periferias do ministério.
“O governo federal retomou esse importante instrumento com foco nas periferias. A ideia é ter, pelo menos, 200 planos sendo aplicados neste governo. Hoje vemos, por exemplo, um vendaval inviabilizar uma cidade como São Paulo. Tivemos o desastre no Rio Grande do Sul. Só esse fato já seria suficiente para a gente rever o papel desse instrumento”, afirmou Fernando Rocha.
De acordo com o coordenador da Agenda Teresina 2030, a prefeitura já possui estudos que serão base para o trabalho.
“Temos o Plano de Ação Climática, que traz dados atualizados. Temos os estudos que foram feitos para subsidiar as obras e intervenções feitas pelo Programa Lagoas do Norte, que conseguiu reverter o risco em uma enorme área da zona norte. Vamos agora atualizar esses dados e compartilhar com os técnicos do SGB e, ao final do próximo ano, a cidade terá o seu Plano de Redução de Riscos e, assim, ter um instrumento completo de proteção dessas áreas de risco”, destacou
A reunião também contou com a presença de representantes de várias pastas, como as secretarias de Assistência Social, Cidadania e Políticas Públicas; de planejamento e Coordenação, além da Defesa Civil Municipal, entre outros órgãos.