Rafael Fonteles e presidente dos Correios visitam Centro de Logística da Sesapi

A visita marca o início de uma parceria promissora entre os dois órgãos, voltada para a implementação de serviços de Operação de Logística de Suprimento In House

O Governo do Piauí, em conjunto com os Correios, firmou uma nova parceria que visa aprimorar a logística e a eficiência na distribuição de insumos para os setores de educação e saúde em todo o estado. O evento de assinatura do acordo contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador Rafael Fonteles, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

Para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o acordo com os Correios tem como objetivo facilitar a organização dos almoxarifados e o controle de entrada e saída de materiais. Segundo Washington Bandeira, secretário da Seduc, a parceria se torna essencial em um momento de ampliação de recursos para as escolas. “Estamos fazendo um grande volume de entrega de novos equipamentos, mobiliário, aumentando o número de laboratórios de informática, e para isso precisamos do apoio dos Correios, que têm toda a expertise nessa parte de logística, um reconhecimento nacional e internacional", afirmou Bandeira.

Os Correios assumiram a responsabilidade pela catalogação dos itens, elaboração de inventários e pela logística de entregas, contribuindo para que os equipamentos cheguem às escolas de forma segura e controlada. Rafael Fonteles ressaltou a importância do apoio logístico da estatal para atender mais de 600 escolas, garantindo uma operação eficiente e sem custos adicionais para o governo estadual. “Com essa parceria, vamos fazer melhorias sem aumentar o custo para o contribuinte no Piauí. Estamos celebrando a inovação e as parcerias institucionais”, disse o governador.

Na área da saúde, os Correios ampliaram a logística de entrega de medicamentos, principalmente para pacientes com doenças crônicas e idosos que necessitam de acompanhamento contínuo. 

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, destacou que a expertise dos Correios na logística traz uma economia significativa aos cofres públicos e melhora a eficiência do sistema. “No ano passado, começamos os trabalhos com os Correios, e agora temos mais controle de validade e armazenamento de medicamentos, além da entrega direta aos hospitais e também na casa dos pacientes”, afirmou Luiz. Ele explicou que o serviço já está ativo em Teresina, onde a entrega domiciliar evita que pacientes precisem se deslocar a farmácias para obter seus remédios.

Com o aumento do controle e da segurança, a Secretaria de Saúde espera uma redução dos desvios e perda de medicamentos, além de garantir que os produtos cheguem com rapidez aos hospitais e postos de saúde. Em termos de economia, a parceria com os Correios permitiu reduzir os custos de logística em mais de 40%. A previsão é de que o custo mensal com o novo sistema caia para R$ 590 mil, em comparação ao gasto anterior de R$ 1 milhão.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, celebrou a parceria com o governo piauiense, apontando que este modelo pode servir de exemplo para outros estados brasileiros. “Estamos falando de eficiência e agilidade na entrega de insumos importantes para a população. A parceria com o governo do Piauí significa conforto e um serviço público de qualidade”, afirmou Santos, ressaltando o compromisso da estatal em contribuir para um serviço público que atenda melhor os cidadãos. O presidente também comentou que essa iniciativa vai ao encontro da missão dos Correios de se aproximar do público e cumprir seu papel social como empresa pública.

Além disso, Santos destacou que os Correios têm assumido um papel mais ativo em outras parcerias com o governo federal, como a que facilita o acesso ao auxílio-doença por meio das agências da estatal, reduzindo a necessidade de deslocamentos para a população mais carente. No Piauí, são 165 agências que já prestam esse serviço, contribuindo para a descentralização e eficiência no atendimento.

Com o suporte dos Correios, tanto a Seduc quanto a Secretaria de Saúde esperam alcançar uma economia significativa e melhorar o atendimento à população. O governador Fonteles frisou que o projeto com os Correios é fruto de uma cooperação entre os governos estadual e federal, promovida pela disposição do governo federal de cooperar com os estados. “O que está acontecendo aqui hoje é fruto da integração do governo estadual com o governo federal, essa sintonia cada vez mais fina”, disse o governador, destacando que a meta é garantir um serviço ao cidadão mais eficiente e econômico.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Governo do Piauí

Rafael Fonteles

Correios

Veja também