Mais de 20 animais silvestres são reintroduzidos na natureza em José de Freitas
A ação ocorreu nessa quinta-feira (29), em área demarcada através do Programa "Vida Livre".A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou a soltura de 22 animais no município de José de Freitas, localizado na região da Grande Teresina. A ação ocorreu nessa quinta-feira (29) através do Programa "Vida Livre".
De acordo com a Semarh, o Piauí conta atualmente com três áreas cadastradas pelo governo para a reintrodução de animais, com a contribuição de diversos órgãos parceiros. Com essa ação, a secretaria conseguiu reintroduzir mais de 200 animais em áreas cadastradas.
Segundo a secretaria, os animais passam por reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Semarh), logo depois seguem para o processo avaliativo, com marcação, exames médico-veterinários, testes de aptidão comportamental. Além disso, são submetidos a uma análise detalhada de suas condições clínicas e biológicas. Após a triagem, eles são considerados aptos a serem reintroduzidos ao meio ambiente.
Ainda conforme a Semarh, as áreas de reintrodução são monitoradas de forma contínua, visando sensibilizar a comunidade local sobre a importância da proteção da fauna e o papel desses animais para o equilíbrio ecológico.
De acordo com o secretário da Semarh, Daniel Oliveira, os animais passam pelo Cetas, tendo a oportunidade de reiniciar sua vida na natureza, em liberdade, representando um marco importante na gestão estadual da fauna.
Por: Jéssica Borges