FMS faz monitoramento diário para prevenção da Influenza Aviária em Teresina

A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que pode infectar várias espécies de aves silvestres e mamíferos, incluindo humanos.
A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) informou nessa quarta-feira (06) que está realizando o monitoramento diário da situação da Influenza Aviária (IA) em Teresina, devido ao decreto que declarou estado de Emergência Zoossanitária por Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade – IAAP no Piauí.

Conforme a DVS, a influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que pode infectar várias espécies de aves silvestres e mamíferos, incluindo humanos. A principal via de transmissão da IA para aves pode ocorrer por meio do contato com outras aves infectadas, através das suas secreções e fluidos, ou indiretamente, a partir do contato com objetos e superfícies infeccionadas.

Foto: Divulgação/Governo do Piauí
Gripe aviária

A Diretoria explicou que o monitoramento diário nos municípios é realizado através da Unidade de Respostas Rápidas (URR), devido à obrigatoriedade de notificar casos da doença ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, ao Ministério da Saúde (MS) e à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Esse trabalho é feito, inclusive, nos finais de semana e feriados.

De acordo com o governo, a Defesa Sanitária Animal do MAPA notificou, em maio de 2023, o primeiro caso de gripe aviária no Brasil, em três aves migratórias costeiras. Atualmente, há o registro de 66 focos de IAAP nos estados de Santa Catarina, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. No Piauí, não foram registrados casos confirmados, todos os eventos suspeitos foram descartados.

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina informou que quando as aves silvestres forem encontradas com sinais neurológicos ou respiratórios, o recomendado é não manusear tais aves e nem fornecê-las como alimento para outros animais. É necessário contatar imediatamente à Gerência de Zoonoses da FMS (GEZOON), que notificará o órgão estadual, Agência de Defesa Agropecuária (ADAPI), e a ocorrência deve ser atendida através de um médico veterinário oficial.

Por: Maria Fernanda Rios

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Fundação Municipal de Saúde - FMS

Gripe aviária

Veja também