Corpo de Bombeiros reforça ações preventivas no litoral do Piauí
Segundo o CBMEPI, a atuação dos bombeiros é essencial para prevenir acidentes e orientar os frequentadores do litoral sobre os cuidados necessários nas áreas de banhoO Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), divulgou que tem reforçado suas ações preventivas, por conta do maior fluxo de pessoas nas praias, com a chegada das festas de fim de ano e das férias escolares.
De acordo com CBMEPI, os bombeiros militares de Teresina têm prestado apoio ao efetivo do 3° grupamento da cidade de Parnaíba, no qual foram designados para compor as equipes de resgate e prevenção, desde o dia 20 de dezembro.
Segundo o comandante do 3° grupamento do CBMEPI, o tenente-coronel Christian, a atuação dos bombeiros é essencial para prevenir acidentes e orientar os frequentadores do litoral sobre os cuidados necessários nas áreas de banho. “As equipes estão presentes nas praias de Atalaia, Coqueiro e Pedra do Sal, além da Lagoa do Portinho, pontos turísticos que atraem moradores e turistas em busca de lazer e descanso. As ações preventivas incluem a demarcação de áreas seguras para banho, monitoramento constante das condições do mar, atendimento a emergências e a distribuição de orientações educativas sobre os riscos aquáticos”, explicou o tenente-coronel.
Conforme o Corpo de Bombeiros, nos dias 18 e 19 de dezembro, os militares passaram por um treinamento aquático intensivo, envolvendo técnicas como nado de aproximação, nado tesoura, utilização de flutuador, técnica de transporte, atendimentos pré-hospitalares, dentre outros métodos necessários para situações que envolvam risco de afogamento.
“Essa integração entre os efetivos permitirá uma cobertura mais ampla e eficiente, proporcionando suporte em locais de grande concentração de pessoas. Temos, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, e com o Governo do Estado, o compromisso com a segurança da população e a preservação da vida. A colaboração dos banhistas, respeitando as orientações das equipes, é fundamental para o sucesso dessa missão, que une profissionalismo, dedicação e cuidado em cada ação realizada”, finalizou o tenente-coronel Christian.
O Corpo de Bombeiros Militar traz algumas orientações plausíveis: em ambientes aquáticos, pais e responsáveis não abram mão da supervisão constante de crianças e evitem o consumo de bebidas alcoólicas antes de nadar. Quanto aos banhistas, atenção redobrada aos níveis da maré, evitando se afastar demais da beira-mar.