Rafael lança campanha de capacitação ao empreendedorismo feminino
Durante solenidade no Palácio de Karnak, foram lançados projetos que visam a igualdade de gênero.Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Governo do Piauí realizou Solenidade em alusão a data no Palácio de Karnak, onde foram feitas a Entrega do Selo Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e o lançamento de dois editais; Edital Pró Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e do Projeto “Elas Empreendem: Resistência Negra – Fios da Ancestralidade” e o Edital Selo Mais Mulheres e Projeto “Elas Empreendem: Resistência Negra – Fios da Ancestralidade”.
O governador Rafael Fonteles enfatizou a importância do evento. “É um momento de celebrar os avanços e apostar nos desafios. Estou aqui muito prestigiado no Palácio de Karnak, temos avanços como a ocupação das mulheres nos espaços de poder, nós temos o exemplo do Tribunal de Contas, o 4º poder executivo, mas também destacando ações concretas como a universalização da Maria da Penha em todos os batalhões da Polícia Militar do Piauí”, declarou.
A secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa como representante do setor voltado especificamente à mulher, afirmou que o Governo do Piauí tem consciência da importância das mulheres nos espaços de poder. “Estamos entre os estados com mais mulheres nos cargos de decisão. Isso é muito importante porque transforma a mulher, o estado e a sociedade", afirmou.
O evento contou com a representação da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, pela secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Motta Dau, Governador Rafael Fonteles, secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, e a presença de representantes de diversos órgãos governamentais, como Regina Sousa, da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos – SASC. O evento também teve a presença da coordenadora Geral do Ligue 180, Ellen Costa, e da Coordenadora de Proteção às Mulheres da SSP, Tatiane Seixas.
Campanha Março Mulher
O governador Rafael Fonteles e a secretária de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi), Zenaide Lustosa, lançaram a campanha Março Mulher tabém a campanha consiste em capacitar mulheres para que tenham autonomia econômica e financeira, estimular o empreendedorismo feminino, incentivar a sua participação na política e combater a violência doméstica.
Durante a solenidade, o governador Rafael Fonteles reforçou que todas as secretarias de Estado estão envolvidas e trabalhando firmemente em prol dos direitos das mulheres. Além disso, citou ações já em execução e outras que iniciarão em benefício do público feminino.
Empreendedorismo
O Governo do Estado lançou ainda o Fomento Mulher - Estímulo ao Empreendedorismo Feminino, que terá o apoio da Piauí Fomento. A ação irá disponibilizar linhas de créditos com condições especiais às mulheres empreendedoras, para que elas sejam inseridas no mercado de trabalho com eficiência profissional, desenvolvam seus empreendimentos e ampliem suas rendas.
O valor total disponibilizado às mulheres pela Piauí Fomento é de R$ 2 milhões.