Bar da Thays será transformado em centro de convivência, diz Chico Lucas

O bar foi investigado em várias operações das Forças Integradas de Segurança por ser considerado um ponto de encontro de organizações para a prática de crimes.

Nesta sexta-feira (03), o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, informou que vai requerer a desapropriação do terreno onde fica localizado o Bar da Thays, na zona Leste de Teresina. O objetivo é tornar o local em um centro de convivência para os jovens.

O bar foi investigado em várias operações das Forças Integradas de Segurança por ser considerado um ponto de encontro de organizações para a prática de crimes. Segundo Chico Lucas, a desapropriação do espaço foi definida após ação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas - DRACO, na manhã desta sexta, onde policiais apreenderam equipamentos e fecharam, pela terceira vez, o estabelecimento.

Foto: Divulgação/ Polícia Civil
DRACO apreende material utilizado no Bar da Thays na zona leste de Teresina

“Nós percebemos que a juventude precisa de espaços, de oportunidades. Portanto, se o Bar da Thays era um espaço usado para o lazer, mas também para o tráfico de drogas e para a violência, é obrigação do Estado fazer a intervenção para que ele seja requalificado e continue sendo um local para a juventude se divertir, mas sem usar drogas e sem enveredar para o mundo da criminalidade”, frisa o gestor.

As medidas adotadas visam combater o crime organizado no Piauí, com ações de repressão e prevenção ao tráfico de drogas, bem como outros crimes, de acordo com o secretário. “Nós percebemos que a juventude precisa de espaços, de oportunidades. Portanto, se o Bar da Thays era um espaço usado para o lazer, mas também para o tráfico de drogas e para a violência, é obrigação do Estado fazer a intervenção para que ele seja requalificado e continue sendo um local para a juventude se divertir, mas sem usar drogas e sem enveredar para o mundo da criminalidade”, frisa o gestor.

Entenda o caso

Na manhã desta sexta-feira (03), o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e a Superintendência de Operações Integradas (SOI) apreenderam todo o material utilizado na realização de festas no Bar da Thays, que já foi alvo da Operação Silêncio e Paz. A casa de shows fica localizada na Vila Madre Teresa, zona leste de Teresina.

O coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, afirmou que a ação foi cumprida por meio de decisão judicial e auxilia no combate às organizações criminosas atuantes no Piauí, pois o local era um ponto de encontro para os membros de facções.

De acordo com a Polícia Civil, em janeiro deste ano, mais de 70 pessoas foram presas durante a Operação Silêncio e Paz no bar, além disso, foram apreendidas drogas, armas, munições e dinheiro.

Após a ação, o estabelecimento foi interditado duas vezes, no dia 16 de janeiro deste ano, por não possuir as condições necessárias exigidas pelo Corpo de Bombeiros Militar para seu funcionamento, e em 15 de abril deste ano, após uma onda de crimes no local, inclusive um assassinato

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Polícia Civil do Piauí

Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP

Chico Lucas

Veja também