Dr. Pessoa lança aplicativo para acompanhar marcação de consultas pelo SUS
De acordo com a prefeitura, o aplicativo SUS The tem o objetivo de gerenciar o acesso da marcação de consultas e exames pelo SUS.O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ítalo Costa, lançaram o novo aplicativo que tem o objetivo de gerenciar o acesso da marcação de consultas e exames pelo SUS. A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (27) no Salão Nobre da Prefeitura.
De acordo com a prefeitura, o aplicativo SUS The está disponível para download e é destinado aos usuários do Sistema Único de Saúde de Teresina e dos 223 municípios do Piauí.
O gestor municipal pontuou que a iniciativa vai diminuir o estresse do acompanhamento da situação em fila de espera. “Esse aplicativo simboliza algo que parecia impossível, que era ter uma saúde não só humanizada, de ponta, com estrutura melhor, mas totalmente informatizada. É um recurso que traz para as pessoas mais agilidade no atendimento, além de aumentar a transparência. Faz muita diferença e evita que as pessoas se desloquem para a unidade sem necessidade. Estamos felizes por poder dar mais esse passo no nosso sistema de saúde”, comentou o prefeito Dr. Pessoa.
Conforme o presidente da FMS, Ítalo Costa, na nova ferramenta é possível acompanhar a situação da solicitação em fila de espera; acompanhar quando do agendamento de consultas/exames realizados; cancelar agendamento para consulta/exames realizados e atualizar dados cadastrais como endereço e telefone.
“O aplicativo SUS de Teresina, nasce com um propósito de otimizar a vida dos pacientes, organizar a fila, organizar a demanda, principalmente reduzir o absenteísmo desses nossos pacientes. Com a tecnologia os pacientes serão notificados da data da consulta, do local, tudo direitinho, vai propiciar ao nosso usuário do SUS, que ele conheça sua posição na fila, conheça o tempo estimado e o melhor, o paciente vai poder cancelar e remarcar essa consulta, evitando que as vagas sejam perdidas” exaltou o médico Ítalo Costa.