FMS de Teresina convoca empresas para fornecimento emergencial de medicamentos
Conforme a FMS, as empresas interessadas devem encaminhar as propostas exclusivamente para o seguinte endereço de e-mail: comissaoespecialdecontratacao@pmt.pi.gov.br, no prazo de 2 dias úteis.Com o objetivo de promover o abastecimento imediato da rede de saúde, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) está convocando empresas para apresentarem propostas visando a aquisição imediata de materiais e medicamentos. O fornecimento deve ser garantido às unidades por um período de 60 dias.
Esta faz parte da série de providências adotadas pelo prefeito Silvio Mendes em razão do decreto que reconheceu situação de emergência na saúde pública da Capital, permitindo contratações emergenciais e a requisição administrativa de bens e serviços.
Conforme a FMS, as empresas interessadas devem encaminhar as propostas exclusivamente para o seguinte endereço de e-mail: comissaoespecialdecontratacao@pmt.pi.gov.br, no prazo de 2 dias úteis, contados da publicação do aviso de requisição administrativa da FMS no Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira (16).
O prazo terminará impreterivelmente às 18 horas do segundo dia útil, todo o processo está sob análise da comissão especial criada pela prefeitura.
Charles Silveira, presidente da FMS, explicou que o sistema de saúde se encontra em completo caos, com falta de medicamentos essenciais, por isso a necessidade de adotar medidas paliativas para atender essa demanda, com realização até de empréstimos de hospitais parceiros.
“Estas ações são insuficientes para atender à demanda crescente. A falta de medicamentos críticos, como antibióticos, antivirais, analgésicos, anestésicos e materiais cirúrgicos, compromete diretamente o tratamento de doenças infecciosas, emergências clínicas, controle da dor, assistência em cirurgias e saúde materno-infantil”, afirma Silveira.
Conforme a Fundação Municipal de Saúde, o desabastecimento impacta diretamente 92 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), 10 Hospitais, 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), 4 Maternidades, 7 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS’s), 2 Centros de Especialidade Odontológica (CEO’s) e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), além do Laboratório Raul Bacelar.